Fiemt e Famato investem em economia de baixo carbono

Publicado em 30/07/2010 10:21
Com o objetivo de conservar e proteger a biodiversidade por meio da redução de emissões de gases de efeito estufa será implantada em Mato Grosso a Unidade de Bens e Serviços Ambientais (Ubsa). A unidade contará com uma plataforma de negócios responsável pela comercialização de ativos e passivos ambientais.

A iniciativa inovadora no Estado será fruto de um termo de cooperação técnica entre o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), o Sistema Federação da Agricultura e Agropecuária de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Ação Verde. O termo será assinado hoje, 30, às 11h30, na sede do Sistema Fiemt.

A plataforma terá competência para valorar o estoque e o seqüestro de carbono, a produção e conservação de água, a troca da matriz energética por opções de energia renovável, recuperação de Áreas de Preservação Permanentes (APP's), conservação do solo, além do desmatamento evitado e do reflorestamento.

O objetivo é uma economia de baixo carbono, com transmissão para uma agricultura de bases ecológicas. A plataforma compreenderá os seguintes aspectos: normas e regulamentos indicadores de valoração compra e venda além de monitoramento e certificação.

O diretor executivo do Instituto Ação Verde, Ricardo Arioli, destacou que a união de duas federações, uma do setor industrial e outra do setor agropecuário, com foco na produção aliado a preservação ambiental é inédita no país. "Essa nossa ação é o que há de mais moderno nesse setor e vai ao encontro da legislação federal e do Tratado de Quioto", ressaltou.

Participam da assinatura do termo de cooperação Fiemt, Famato, Instituto Ação Verde, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Serviços Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famato

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário