Agroindústria cresce 6% no primeiro semestre de 2010

Publicado em 09/08/2010 08:47
A agroindústria brasileira cresceu 6% no primeiro semestre de 2010, em comparação ao semestre imediatamente anterior, informou nesta sexta-feira (06/08) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado foi superior ao obtido no mesmo período de 2009, que havia registrado queda de 5,3%, porém abaixo da média da indústria geral, que foi de avanço de 16,2%. Os setores vinculados à agricultura, de maior peso na agroindústria, apresentaram desempenho semelhante aos setores associados à pecuária, com crescimentos respectivos de 4,4% e 4,3%. O grupo inseticidas, herbicidas e outros defensivos para uso agropecuário teve alta de 34,1%, e o segmento madeira, 23,8%.

"O crescimento de 6% da produção agroindustrial deve-se à safra recorde que está sendo colhida este ano, ao aumento moderado do volume e dos preços exportados de algumas commodities e da recuperação na fabricação de máquinas e equipamentos agrícolas. Vale destacar também a baixa base de comparação no primeiro semestre do ano passado, decorrente dos efeitos da crise econômica internacional ocorrida no final de 2008, que provocou queda nas exportações e nos preços internacionais", afirma o IBGE, em nota oficial.

O cenário positivo para a agroindústria e o aumento da renda agrícola estimularam os investimentos no setor, refletidos sobretudo nos avanços observados em máquinas e equipamentos agrícolas (50%), em adubos e fertilizantes (3,1%) e em defensivos agropecuários (34,1%).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário