Banho de água fria, por ELIANE CANTANHÊDE

Publicado em 15/08/2010 10:21
A pesquisa Datafolha é um banho de água fria no PSDB.
Serra vai entrar no horário eleitoral gratuito, daqui a dois dias, com oito pontos atrás de Dilma. E Aécio corre o sério risco de perder sua principal trincheira: o governo de Minas. A dúvida é se o partido resiste à eternidade de 20 anos na oposição -8 de Lula, 4 de Dilma e mais 8 de Lula a partir de 2014.
Confirma-se, assim, a avaliação de que, ao recusar ser vice de Serra, Aécio estava criando a típica situação do abraço de afogados: perdem os dois, só os adversários ganham.
Aécio não apostou na vitória de Serra, convencido de que manter Minas seria suficiente para alavancar sua candidatura à Presidência na próxima eleição. Errou, porque ficar na oposição nacional e estadual é chegar fragilizado em 2014 para bater de frente com Lula.
Enquanto Serra escorre para o segundo lugar nacional e o candidato de Aécio, Antonio Anastasia, come poeira do favorito Hélio Costa em Minas, Geraldo Alckmin pode ganhar já no primeiro turno do petista Aloizio Mercadante, que empacou o PT no principal Estado.
Alckmin candidata-se a ser o único líder tucano a sobreviver em 2010, junto com Beto Richa (PR). Já no DEM não sobra viv'alma. Rodrigo Maia pode não perceber, mas a desgraça tucana é a desgraça do próprio DEM. Logo, dele próprio.
A situação da oposição começa a ficar dramática. Dilma tem Lula, os ministérios, a máquina pública, a ramificação do PMDB e a maior coligação partidária. Não bastasse, vai ter, a partir da terça, o maior tempo na TV e no rádio.
A pergunta é: que armas Serra, Aécio, o PSDB e o DEM têm contra esse rolo compressor? O mais provável é que a resposta seja um solene e compungido silêncio.
Fonte: Folha de S. Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COP do Financiamento: Posicionamento do Agro para a COP29 | Ouça o Agro CNA/Senar #140
Agro e Prosa Episódio 840 - A importância das vitaminas na pecuária
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Aprovação do PL Combustível do Futuro e a alta no mercado de açúcar
AgroMKT Summit reúne mais de 35 especialistas de comunicação e marketing para o agro em Goiânia/GO
Aprimoração de líderes tem estado entre os principais focos das empresas do agro brasileiro
ABMRA comemora recorde de público na 16ª edição do Congresso de Marketing no ano em que comemora 45 anos