Produção de fertilizantes sobe 13%

Publicado em 17/08/2010 07:38
A produção de fertilizantes no Brasil aumentou 13,5% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2009. O volume passou de 3,7 milhões de toneladas para 4,2 milhões de toneladas. A comercialização também seguiu o mesmo ritmo. Nos primeiros seis meses de 2010, foram vendidas 8,6 milhões de toneladas de fertilizantes, um aumento de 4,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados ontem no encontro da Câmara Setorial de Insumos, em Brasília, que reuniu representantes do setor para debater a conjuntura e as tendências do mercado de matérias-primas agropecuárias.

Outro avanço foi registrado nas compras do exterior, que também subiram num ritmo mais intenso, passando de 3,3 milhões de toneladas, nos primeiros seis meses do ano passado, para 5,9 milhões no mesmo período de 2010, um incremento de 78,7%. "É bem tranquila a posição para o produtor, ao contrário dos dois anos anteriores", afirmou o presidente da Câmara Setorial de Insumos, Cristiano Walter Simon, referindo-se à quantidade de insumos no mercado brasileiro. Mas ainda existem incorreções na produção e comercialização. O Ministério da Agricultura (Mapa) informou que apreendeu 10,8 mil toneladas de fertilizantes nos primeiros seis meses de 2010, de um total de 314 mil t fiscalizadas. De acordo com o Mapa, as apreensões se deram, principalmente, por problemas nos rótulos e na formulação dos produtos. A produção de rações aumentou no primeiro semestre, passando de 27,2 milhões t para 30 milhões de t.

Fonte: Correio do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EPE lança mapeamento sobre o potencial das regiões brasileiras para a captura e o armazenamento de carbono
Fazenda em Rio Verde (GO) será 100% tripulada por robôs da Solinftec
Em um só equipamento, produtor pode realizar aplicação de calcário, de fertilizantes e utilizar como graneleiro de 30 toneladas
CNA discute agendas prioritárias para soja e milho
Agrishow 2024 encerra com R$ 13,608 bilhões em intenções de negócios e proporciona melhor experiência ao cliente