Endividamento rural causa prejuízos para Mato Grosso

Publicado em 20/08/2010 09:33
O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura (Mapa), Célio Porto, afirma que além dos problemas de logísticas, o endividamento do produtor rural pode causar prejuízos para Mato Grosso. Porto diz que há 15 anos o endividamento atinge os empresários do campo e isso diminuiu o ritmo de expansão do agronegócio no Estado, mesmo não cessando o crescimento.

Para Célio Porto, a única alternativa para a situação estaria no início de um novo governo. Segundo o secretário, políticas de incentivos são lançadas neste período, o que pode trazer um alternativa para o problema. Outra situação que pode dificultar a exportação e investimento na ampliação da produção é, de acordo com Célio Porto, o câmbio. "Em 2010 os preços eram menores apenas dos de 2008, mas com a desvalorização do dólar frente ao real, a renda do produtor ficou comprometida".

Algodão - O algodão mato-grossense, apesar de ter o envio reduzido em 33% este ano com relação aos 7 primeiros meses de 2009, está mais valorizado devido o aumenta da demanda. Para Célio, os problemas internacionais com relação à baixa tributação do algodão norte-americano só terão solução após 2013, quando o congresso dos Estados Unidos pode reverter a tarifa e que enquanto isso o crescimento da demanda mundial foi suficiente para valorizar o produto brasileiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
A Gazeta

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário