Culturas de algodão e arroz diminuem no Mato Grosso

Publicado em 13/09/2010 09:11
As culturas mato-grossenses de algodão e de arroz tiveram resultados negativos na última safra, se comparada com a temporada 2008/2009. Conforme levantamento da Conab, divulgado nessa quinta-feira (9), a produção do algodão em pluma diminuiu 5,6% (de 614,2 mil toneladas para 579,5 mil toneladas), enquanto a de arroz caiu 7,6% (de 803,9 mil toneladas para 742,7 mil toneladas). Na análise do diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Henrique Fávaro, as duas produções perderam espaço para o plantio da soja e do milho. "No ano passado, muitos produtores preferiram a oleaginosa ao invés de plantar o algodão ou o arroz, cujo preços estavam desvalorizados na época". O presidente do Sindicato das Indústrias do Arroz de Mato Grosso (Sindarroz-MT), Joel Gonçalves Filho, confirma o cenário. Segundo ele, o arroz deve manter a produção na próxima safra. Mesmo considerando a melhora dos preços. "No ano passado a saca de 60 quilos custava cerca de R$ 35, agora está cotada, em média, a R$ 41".

Nacional - O Brasil chegou no fim da safra 2009/2010 com uma produção de 148,99 milhões de toneladas de grãos. O resultado do Conab supera o estudo anterior e estima colheita recorde, 10,3% superior às 135,13 milhões de toneladas da última safra. Em comparação com o levantamento de agosto, houve aumento de 1,9 milhão t. De acordo com a Conab, os principais responsáveis pelo crescimento foram o reajuste dos dados da área e a produtividade de milho nos estados de Goiás e Mato Grosso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta Digital

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário