MT prefere esperar mais um pouco antes de plantar

Publicado em 16/09/2010 07:27
Ânsia de dar à largada a nova temporada nacional do grão, não é maior que a cautela adotada no campo: produtor espera chuva.
A temporada de plantio da safra 10/11 foi aberta oficialmente hoje (16) após o término do vazio sanitário. Em Mato Grosso, as máquinas estão alinhadas, prontas para semear os primeiros talhões (porções de área da lavoura). Mas, olhando para o tempo ensolarado e seco, os produtores preferem a cautela a iniciar o plantio agora e correr o risco de perder as sementes que podem nem germinar por falta de umidade no solo.

Em todo o Estado, a ordem é esperar mais um pouco antes de plantar. “Dependemos do fator tempo para iniciar o plantio. O solo está muito seco e quente, falta umidade e não chove. Plantar agora é dar um tiro no próprio pé”, diz o produtor Carlos Frederico Aniceto, com lavoura na região oeste de Mato Grosso.

Ele diz que no Estado o tempo continua muito seco e longe de oferecer condições para o plantio. “Não temos praticamente nenhuma umidade no solo. Está todo mundo olhando para o céu, à espera de chuva para iniciar o plantio da safra. Mas não temos idéia de quando isso irá ocorrer para o produtor mato-grossense dar a largada”.

Os produtores estão atentos também a uma possível ocorrência do fenômeno La Niña, quando ocorre o processo de resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, provocando alterações climáticas e retardando a ocorrência de chuvas. A primeira conseqüência do fenômeno é o atraso no plantio de soja e da safrinha de milho, que é semeado logo após a colheita da oleaginosa, a partir do mês de janeiro.

De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão é de um episódio de intensidade moderada a forte de La Niña que deve durar pelo menos até o outono de 2011. O mais recente episódio de La Niña ocorreu no verão 07/08 e causou prejuízos de pequenas proporções aos produtores de soja e milho.

ATENÇÃO - Em 2010, contudo, os produtores estão mais receosos porque as chuvas poderão atrasar ainda mais, com poucas ocorrências nos meses de outubro e novembro, data crítica para a semeadura da soja em Mato Grosso. Caso este evento se confirme, a soja começará a ser plantada sob o sinal amarelo e ante a ameaça de prejuízos em um ano de bons preços, em que o produtor semeava esperanças de colher melhores resultados em termos de produtividade.

A AgRural, por exemplo, aposta em um aumento acima de 1% na produtividade da soja, que sairia de 50 para 53 sacas no próximo ciclo.

Segundo o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), Luiz Nery Ribas, o produtor terá que ter muita atenção porque este ano o regime de chuvas será menor, principalmente no período de setembro a novembro.

O pesquisador Fabiano Siqueri também acredita que algumas regiões do Estado terão o plantio atrasado em função das chuvas tardias durante a primavera de 2010. “O produtor deve fazer um bom planejamento da safra de soja, com um eficiente manejo do solo, escolha correta das cultivares, tratamento de sementes e uso correto de insumos. Todo cuidado é pouco neste momento em que se fazem previsões sombrias ante o La Niña”.

Em Mato Grosso, o início da semeadura ocorre normalmente a partir da segunda quinzena deste mês. Alguns produtores chegam a semear antes mesmo do término do vazio sanitário (15 de setembro), com a planta germinando após esta data e, portanto, não configurando irregularidade. De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), a infração é evidenciada quando a planta é germinada antes do dia 16 de setembro, oferecendo risco para o desenvolvimento do fungo da ferrugem asiática nas plantas tigüeras, aquelas germinadas de forma involuntária.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário