MP no encalço da família Bumlai, amiga de Lula

Publicado em 16/09/2010 14:40


O procurador Carlos Humberto Prola Junior cobrará dos filhos do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula, a devolução dos recursos públicos pagos indevidamente a título de desapropriação da Fazenda São Gabriel, em Corumbá (MS). A suspeita do Ministério Público é de que tenha havido superfaturamento no processo de desapropriação da fazenda, comprada pelo Incra em 2005 para assentar trabalhadores rurais.

A pedido do MP, a Justiça Federal suspendeu na sexta-feira o pagamento dos títulos da dívida agrária (TDAs) referentes à desapropriação do imóvel dos Bumlai. O Incra avaliou a propriedade em 20,9 milhões de reais. Desse valor, 4,3 milhões de reais, relativos às benfeitorias, foram pagos à vista e 16,6 milhões de reais, convertidos em TDAs a serem resgatados em até 10 anos.

Para o MP, porém, a fazenda vale 13,3 milhões de reais, 36% a menos do que o Incra se predispôs a pagar. Chegou-se a esse valor após análise de campo de agrônomos do próprio MP e de relatório da Embrapa que constatou uma qualidade inferior da terra ao informado pelo Incra.

Até agora, o instituto gastou 14,2 milhões de reais e iria fazer, não fosse a decisão judicial, um pagamento de TDAs de mais 4 milhões de reais no dia 1º de outubro aos filhos do amigo de Lula. O MP ainda não calculou quanto cobrará dos filhos de José Carlos Bumlai – Maurício, Fernando, Cristiane e Guilherme. Amigão de Lula, o discreto Bumlai quase virou ministro da Agricultura no primeiro mandato do presidente.

Foi o presidente do Incra, Rolf Hackbart, quem autorizou, após resolução do Comitê de Decisão Intermediária do instituto, a pagar os 20,9 milhões de reais pela Fazenda São Gabriel. O Ministério Público está analisando se vai mover ação de improbidade contra os responsáveis pelo prejuízo aos cofres públicos com a desapropriação. Hackbart pode entrar na mira.

Fonte: Blog Lauro Jardim, veja.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bom dia Agro 29/04/24 - O que há de mais relevante na agricultura e no agronegócio
Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes