MT: Atraso de pelo menos 3 semanas no plantio

Publicado em 17/09/2010 07:43
A informação de que poderá chover só a partir da segunda quinzena de outubro causou pânico nos produtores mato-grossenses, que ainda não iniciaram a semeadura justamente por falta de chuvas. A temporada de plantio foi aberta oficialmente ontem (16), mas por enquanto ninguém fala em plantar. Na maioria das regiões produtoras do Estado não chove desde o mês de abril. O solo está quente, o calor é intenso e a umidade está em patamares críticos. Pela primeira vez, em anos, o plantio da nova safra brasileira de soja, sempre iniciada em Mato Grosso, está atrasada.

“Não há como pensarmos em plantar agora. Quem fizer isso corre o risco de perder toda a semente e nem ver a germinação da planta”, alerta o agrônomo Egydio Vuaden, vice-presidente da Fundação de Pesquisa Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (360 quilômetros ao norte de Cuiabá).

Segundo ele, tem de chover pelo menos 50 milímetros (mm) para o produtor iniciar o plantio. “Pelas nossas previsões, o plantio realmente vai atrasar este ano em pelo menos três semanas”. Vuaden acredita que o plantio vai decolar a partir de outubro, se as condições estiverem propícias à semeadura. No ano passado, a região de Lucas do Rio Verde plantou 230 mil hectares, área que deve se repetir este ano. O município é conhecido por utilizar variedades de soja precoce, de ciclo de desenvolvimento menor, e assim plantam e ofertam primeiro os grãos da nova temporada brasileira. Quando cultivados no início da segunda quinzena de setembro, há hectares que começam a ser colhidos antes da virada do ano.

“Com o clima seco e quente, a preocupação do produtor agora não é só com o atraso no plantio, mas com incêndios e queimadas que têm destruído palhadas de milho nas lavouras”.

Tapurah - Marusan Ferreira Barbosa, presidente do Sindicato Rural de Tapurah (433 quilômetros ao norte de Cuiabá), também está preocupado com o fogo. “Estamos aguardando chuva para iniciar o plantio, mas no momento a nossa grande preocupação é com a ameaça de incêndios em áreas de lavoura já preparadas para receber a semente”, diz.

Segundo ele, a última chuva na região ocorreu no dia 4 de abril. “Estão prevendo que irá chover só no final do mês, mesmo assim em pouco volume. Isso é preocupante, pois o plantio já está atrasado e pode ficar adiado por mais alguns dias”.

Para iniciar o plantio, Barbosa acha que deve chover entre 100 e 150 mm em áreas de argila. “Em outro tipo de solo o volume de chuva pode ser menor, mas o produtor deve ficar atento e só iniciar o plantio quando o solo estiver propício”. Na safra passada, Tapurah plantou 120 mil hectares de soja, devendo manter a área no ciclo 10/11.

Sorriso - Outro município que terá o seu plantio atrasado é Sorriso (460 quilômetros ao norte de Cuiabá), que detém a maior área cultivada de soja no país e é um dos primeiros a iniciar o plantio no Estado. No ciclo 09/10, foram semeados 600 mil hectares e a produção chegou a 2 milhões de toneladas. O milho é plantado somente na segunda safra e ocupou uma extensão de 240 mil hectares na última temporada. A janela de plantio do cereal vai da primeira quinzena de janeiro até 20 de fevereiro. O município já enfrentou problemas em 2010, porque as chuvas cessaram no início de abril, antes do que era previsto para a região, provocando quebra de 15% na produtividade de milho segunda safra no Estado.

Nova Mutum - Segundo o agrônomo Agmar Lima, de Nova Mutum (269 quilômetros ao norte de Cuiabá), “o solo está extremamente seco” na região e ninguém fala em plantar. “Lembro-me que em 2009, nesta mesma época do ano, já tinha muita gente plantando. Agora não podemos nem pensar [em plantar]. É preciso pelo menos duas chuvas boas”.

Nova Mutum deverá plantar este ano 320 mil hectares, sendo 230 mil hectares de soja, 40 mil hectares de algodão e, o restante, milho, arroz e outras culturas. Agmar Lima acredita que na região de Nova Mutum os produtores só vão plantar “no final de setembro para início de outubro”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Missao Tanizaki Taguatinga - DF

    Excelente Sinalização & Sabedoria Brasileira

    Prezados Cidadãos Brasileiros,

    A Equipe BR do AGUAPÉ ao ler a matéria percebe uma Excelente SINALIZAÇÃO para o Fortalecimento DEFINITIVO da Agropecuária BRASILEIRA – os Servidores Públicos, como EU & VOCÊ, temos a nossa frente Oportunidade ÚNICA para estabelecer a IMAGEM dos Servidores Públicos da Produção Agropecuária perante a Sociedade Brasileira, tornando-se EXEMPLO para todos os POVOS / PAÍSES.

    Temos POTENCIALIDADE para ISSO, mas para CONCRETIZÁ-LA é imprescindível que uma boa parte dos Servidores Públicos, através da Soma de Esforços com diversos Segmentos Públicos / Privados, passem a enfrentar / superar com SABEDORIA o Grande / Importante PARADIGMA para transformar a Agropecuária TÓXICA em Agropecuária ORGÂNICA, pois estamos certos que ELA é capaz de promover mais SAÚDE à Sociedade Brasileira, como, também, é capaz de promover o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico, de FATO, SUTENTÁVEL - SEM UTOPIA.

    Adotando uma Política ÉTICA na Implementação da Produção do AGUAPÉ em todas as Unidades da Federação poderemos Produzir BioMASSA em ESCALA GIGANTESCA que deverá ser utilizada para Produção de BioFERTILIZANTE visando atender as necessidade de todos nossos Interessados na Agropecuária ORGÂNICA.

    Essa Produção Gigantesca do AGUAPÉ poderá, também, ser utilizado em muitos outros fins, pois o AGUAPÉ apresenta mais de Mil e Uma Utilidades.

    Até aí VOCÊ, como Servidor Público, está apenas atuando por OBRIGAÇÃO INTITUICIONAL.

    Cada um de NÓS, como Cidadãos Brasileiros, também, tem outras OBRIGAÇÕES – EU & VOCÊ conseguimos os nossos DIPLOMAS às CUSTAS do SACRIFÍCIO de Muitos Cidadãos Brasileiros que hoje SOBREVIVEM muito MAL, com um Salário Mínimo que recebem de APOSENTADORIA.

    A Bolsa Família, entre outras Pseudo-AJUDAS, é uma “ESMOLA” que promete PÉSSIMAS REPERCUSSÕES, não distante, que afetará toda Sociedade Brasileira – NINGUÉM merece ESMOLA: podemos contribuir para REVERTER esse e outros PROCESSOS MAQUIAVÉLICOS, dando oportunidade para que Grande Parte dos SOFRIDOS Cidadãos Brasileiros possam conseguir Salários Dignos, através de Esforço Próprio.

    A Grande Maioria daqueles que cometem “CRIMES” quase sempre não são os Verdadeiros CULPADOS – somos NÓS por OMISSÃO e os Indivíduos NÃO-ÉTICOS / POLITIQUEIROS.

    A Sociedade Brasileira, nisso incluo EU & VOCÊ, podemos / devemos Empenhar Esforços para que neste BRASIL se estabeleça Política de ESTADO que, de FATO, sirva para atender as necessidades da Sociedade Brasileira e NUNCA dos Indivíduos NÃO-ÉTICOS / POLITIQUEIROS.

    NOTA 01: pedimos aos Colegas Interessados pelo AGUAPÉ contribuir na DIVULGAÇÃO desta mensagem, mas tendo o cuidado necessário para que não chegam às mãos dos Indivíduos NÃO-ÉTICOS / POLITIQUEIROS - estamos com dificuldades para encaminhar a todos os Demais Colegas Interssados pelo AGUAPÉ.

    NOTA 02: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) - apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: [email protected], certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do AGUAPÉ, te agradeçerão.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI

    Servidor Público Federal

    Bacharel em Química

    [email protected]

    Equipe BR do AGUAPÉ

    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    0