Governo prorroga período proibitivo de queimadas em MT

Publicado em 17/09/2010 08:12
O Decreto 2810-10, que prorroga o período proibitivo de queimadas no Estado para 30 de setembro, foi publicado no Diário Oficial de 15 de setembro, que veicula nesta quinta-feira (16-09). Assinam o documento o governador Silval Barbosa, o secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes e o secretário de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia. O período proibitivo terminaria nesta quarta-feira (15-09).

O período de proibição para o uso do fogo na limpeza e manejo de áreas foi prorrogado em razão das condições climáticas desfavoráveis para Mato Grosso. No trimestre de julho a agosto, foi observado um aumento na incidência de focos de calor no Estado e, a tendência, de acordo com os órgãos oficiais, é de que essa situação se agrave nos meses de setembro e outubro, em razão da previsão do prolongado período de estiagem. Isso, de acordo com o secretário, Alexander Maia pode favorecer a ocorrência de queimadas urbanas e incêndios florestais.

Na última reunião do Comitê de Gestão do Fogo, realizada no dia 10.09, no Auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, o secretário propôs a prorrogação do período proibitivo o que foi acatado prontamente pelos integrantes do comitê. Na reunião o secretário já havia alertado os integrantes do Comitê, para as previsões do Cipam e do Inpe, “de estiagem prolongada com altas temperaturas”.

Os prognósticos divulgados nos Boletins de Prognóstico Climático, além da previsão de consenso do CPTEC/Inpe e Inemet, e informações reunidas nos Boletins Climáticos do Sipam apontam para o trimestre de setembro, outubro e novembro, a ocorrência de chuvas dentro do padrão climatológico, entretanto, com a persistência da massa de ar seco no Brasil Central, no início do trimestre, será dificultada a formação de nebulosidade. Essa situação deve favorecer ainda mais o clima quente – acima dos padrões climatológicos -, e a baixa umidade relativa do ar, fatores que juntos, aumentam o risco de fogo e facilitam a rápida eclosão de incêndios florestais.

Nesse sentido, a necessidade de prorrogar o período de restrição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas atende não somente as ações estabelecidas no Plano de Ações para Prevenção de Queimadas e Combate aos Incêndios florestais mas também a aplicabilidade do Princípio da Precaução.

AÇÕES – Segundo informações do boletim divulgado pelo Centro Intregrado Multiagências - Ciman/MT, nesta quarta-feira (15-09), na terça-feira foram registrados pelos satélites do Inpe no Estado 3.844 focos de calor. Entre os municípios onde o número de focos foi maior estavam Confresa, Pedra Preta, Itiquira, Santa Terezinha e Ribeirão Cascalheira.

Coordenadas pelo Ciman-MT as ações de combate a incêndios florestais em Unidades de Conservação do Estado do Mato Grosso estavam sendo realizadas na APA Meandros do Rio Araguaia, onde uma equipe combate os focos com o apoio de um servidor do ICMBIO e 15 brigadistas do PREVFOGO. Na unidade, a linha de fogo é de aproximadamente 15 Km. Na região, um levantamento previo mostrou que as Fazendas Ellus e Pinheiral já tiveram 87.000 hectares queimados aproximadamente.

No Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, equipes de brigadistas continuam o monitoramento preventivo, bem como no Parque Estadual do Araguaia, no Parque Estadual Serra de Santa Bárbara e no Parque Nacional Chapada dos Guimarães onde trabalham brigadas do ICMBio, 9 brigadistas da FLONA Jamari e 03 brigadistas da ESEC IQUE. Nessa estação ecológica, os brigadistas (três) e um analista ambiental dão combate a um incêndio florestal, aguardando o apoio do Grupo de Combate a Incêndio Florestal (GCIF), da base descentralizada de Juina.

Em pelo menos 20 municípios as equipes de brigadistas, bombeiros e analistas ambientais estão trabalhando. Entre eles Nova Bandeirantes (10 brigadistas estão em combate na estrada Peter, a Km 03 da área da mata); Marcelândia (a brigada está realizando rondas preventivas na Reserva da Fazenda Castanhal); Brasnorte (a brigada está realizando rondas preventivas na Terra Indígena da etnia Myky); Cotriguaçu (os brigadistas estão combatendo incêndio no assentamento Nova Esperança); Confresa (a brigada está realizando rondas preventivas em área de mata nativa próxima da área urbana, onde foi realizado um combate na terça-feira (14.09); São Félix do Araguaia (os brigadistas estão retornando a base depois da eliminação do incêndio na parte sul da Ilha do Bananal); Vila Rica (os brigadistas estão retornando a base depois da eliminação do incêndio na parte sul da Ilha do Bananal).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário