Bruxelas quer vetar a adição de açúcar em sucos de frutas

Publicado em 23/09/2010 10:07
A União Europeia anunciou que costura um projeto para proibir a adição de açúcar na maior parte dos sucos de frutas comercializados no bloco, com o objetivo de impor uma produção alimentar mais saudável em seus 27 países-membros.

A medida pode favorecer o suco de laranja do Brasil, que não contém açúcar adicionado e é um dos principais produtos exportados pelo país para aquele mercado.

Atualmente, a Europa permite que o suco embalado contenha 150 gramas de açúcar por litro. Nos néctares de frutas, o limite é 20% do peso total, já com água e açúcar. Em meio à crescente obesidade da população e aos gastos com saúde derivados dessa tendência, Bruxelas decidiu que esses parâmetros são exagerados e tem levado os governos a estimular novos padrões de consumo.

É nesse contexto que surgiu o projeto que propõe a proibição formal de adição de açúcar na maioria dos sucos e estabelece regras sobre produção, composição e rotulagem de sucos e similares. Os néctares serão a exceção. A medida alinhará a prática europeia às normas do Codex Alimentarium, que estabelece os padrões alimentares internacionais .

O projeto, que terá de ser aprovado pelo Parlamento europeu, diferencia suco e concentrados de frutas e, pela primeira vez, inclui tomate na lista como fruta. Não há sinais de oposição de qualquer país-membro da UE, tampouco entusiasmo entre comerciantes e consumidores.

Na UE, o mercado de sucos de frutas representa 10% do consumo total de bebidas não alcoólicas no bloco. A maior parte dos sucos concentrados é proveniente do Brasil, que também vende aos europeus o suco de laranja não concentrado (NFC), cuja demanda é crescente e que também não contém açúcar. Para os sucos prontos para o consumo, que serão atingidos, a UE compra essencialmente do mercado espanhol e uma fatia pequena vem do Brasil.

Segundo Christian Lohbauer, presidente da Nacional dos Fabricantes de Sucos Cítricos (CitrusBR), quanto menor a adição de açúcar permitida, mais o açúcar da própria fruta será necessário para a produção de blends que agradem ao consumidor. Vale lembrar que a demanda global por suco de laranja integral está em queda justamente pela maior concorrência de bebidas com menor teor de sucos integrais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário