Cresce a demanda por fertilizantes

Publicado em 24/09/2010 07:34
As entregas de fertilizantes das misturadoras (empresas que fazem o produto final) às revendas espalhadas pelo país totalizaram 2,7 milhões de toneladas em agosto, conforme estatísticas da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Foi o melhor agosto desde 2007, e em relação ao mesmo mês do ano passado houve aumento de 5,4%.

Às vésperas do plantio da nova safra de grãos (2010/11), o incremento já era esperado. Com o resultado, as entregas somaram 13,6 milhões de toneladas nos primeiros oito meses de 2010, 2,4% mais que em igual intervalo de 2009.

O aumento da demanda em agosto estimulou a produção nacional, que no mês alcançou 867,3 mil toneladas, um salto de 11,9% na comparação com agosto do ano passado. De janeiro a agosto, foram pouco mais de 6 milhões de toneladas, alta de 13,9% sobre os oito primeiros meses de 2009.

Já as importações de fertilizantes intermediários, que vinham crescendo em ritmo forte, recuaram em agosto, quando filas para o desembarque do produto em portos como Santos e Paranaguá deram o tom. Foram 1,7 milhão de toneladas no mês, queda de 2,7% em relação ao mesmo mês de 2009. Ainda assim, as compras no exterior passaram a totalizar 8,9 milhões de toneladas entre janeiro e agosto, 41,6% acima do volume registrado nos oito primeiros meses do ano passado.

Em entrevista concedida esta semana ao Valor, o presidente da Anda e da Vale Fertilizantes - maior player do segmento -, Mario Barbosa, voltou a cobrar isonomia tributária entre a produção nacional e as importações, uma vez que os produtos vindos de fora do país não pagam ICMS.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário