Candidatos do PT dançaram no palco em SP

Publicado em 28/09/2010 08:25 e atualizado em 28/09/2010 12:03



Ao som do jingle da campanha, Mercadante começou a dançar com Dilma e foi acompanhado por Lula e Marta, além de Netinho e outra petista. Depois da dança, ele condenou o apoio que seus adversários têm na imprensa. Fora do palco, ao menos dois militantes carregavam cartazes acusavam veículos de comunicação de mentirem.

Realizado no Sambódromo de São Paulo, o evento teve a participação de Lula e de diversos candidatos petistas. Nenhum deles, porém, fez menção direta aos casos envolvendo a violação de sigilo da Receita Federal e a queda da ministra-chefe da Casa Civil Erenice Guerra.

"Vamos derrotar o preconceito e vencer o medo de novo", disse Dilma logo no início de seu discurso, às 20h30, justamente quando a chuva leve começou a virar temporal e centenas de pessoas passaram a deixar o Sambódromo, usando faixas e cartazes para se proteger da chuva.

A candidata se referia ao fato de ela poder se tornar a primeira mulher a presidir o país, mas também à candidatura de Netinho, que é negro e concorre a uma vaga do Senado pelo PT, juntamente com a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. "Vamos eleger a maior prefeita que essa cidade já teve e também esse meu mano", disse Dilma apontando para Netinho.

A petista também disse ser responsável pela herança e pelo legado de Lula. "Nós tiramos 28 milhões de brasileiros da miséria. Isso equivale a dois Chiles", disse a candidata, prometendo tirar o restante da população da pobreza e também "dar melhores condições de vida para a classe média".

Dilma afirmou que todos tinham "um encontro com a democracia em seis dias" e pediu que eles mantivessem a serenidade, "porque ninguém pode tirar a gente do rumo", e também determinação para sair às ruas buscar até o último voto.

Ela terminou seu discurso homenageando as mulheres do Brasil, inclusive a primeira-dama, dona Marisa, que ajeitava um boné vermelho do PT para tentar se proteger da chuva.

Futebol

O microfone passou então para o presidente Lula, que foi saudado aos gritos pela multidão antes mesmo de cumprimentar "minhas queridas companheiras." As referências de Lula ao futebol e a diminuição da chuva voltaram a animar o público no Sambódromo.

"Estou com o coração magoado porque o Corinthians perdeu ontem em Porto Alegre. Mas a Dilma, que é Internacional, ficou feliz. E eu pedi pra ela não ficar tão feliz assim", afirmou o presidente.

Ele seguiu falando de outros jogos da rodada e disse que o coração do presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, precisava passar por uma experiência corintiana para sair do hospital. Ele está internado para a realização de uma cirurgia no miocárdio.

Lula dedicou boa parte de seu discurso à capitalização da Petrobras, dizendo que acompanhou a operação, na sexta-feira, da Bolsa de Valores de São Paulo. "Quando eu era sindicalista, o pessoal da Bolsa tinha medo de mim", brincou.

"Nunca antes no planeta Terra se viu uma capitalização como essa", afirmou o presidente, apostando que em pouco tempo a empresa será a maior petrolífera do mundo - hoje está em segundo lugar, atrás da Exxon.

Lula disse ter orgulho "de ter aprendido com o radicalismo dos anos 70, 80 e 90" e lembrou da trajetória de Dilma: "Aos 20 anos, ela foi lutar pela democracia. E a luta dos que morreram será consagrada no dia 3."

Dança

Antes de Lula e Dilma, discursaram também Netinho, Marta e o candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloízio Mercadante, que protagonizou um dos momentos mais divertidos do comício.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Estado de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário