Datafolha: Dilma pára de cair e mantém chances de vencer no 1º turno

Publicado em 30/09/2010 08:01

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, mantém as chances de vencer no 1ºturno. É o que aponta a pesquisa Datafolha, que foi divulgada na madrugada desta quinta-feira, 30. Segundo o instituto, Dilma tem 47%, Serra 28% e Marina 14% das intenções de voto. 

O levantamento, que foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro, mostra que a petista subiu um ponto em relação à pesquisa anterior e agora tem 52% dos votos válidos, dos quais são excluídos brancos e nulos. 

José Serra (PSDB) caiu um ponto e agora tem 31% dos votos válidos. Marina Silva (PV) também perdeu um ponto e agora está com 15%. A soma dos resultados dos adversários da petista é de 48%. Para Dilma vencer no primeiro turno, é necessário ter 50% dos votos mais um. 

Como a margem de erro da pesquisa varia dois pontos percentuais para cima ou para baixo, Dilma pode vencer com 54% dos votos válidos ou até mesmo ir para uma disputa no segundo turno. 

Nas regiões do país, a petista se recuperou no Sul, entre os eleitores de 35 a 59 anos e com os eleitores que ganham entre dois e cinco salários mínimos - de R$ 1.020 a R$ 2.550. Na última pesquisa Dilma tinha perdido mais pontos. Além disso, a petista recuperou pontos com os eleitores com ensino fundamental e os da região Sudeste. 

Escândalo da Casa Civil 

Antes do caso da quebra de sigilo fiscal de membros do PSDB e da demissão da ex-assessora Erenice Guerra, que foi ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff teve 57% dos votos válidos. 

Passados quinze dias, a petista perdeu seis pontos e chegou aos 51%, perdendo cerca de 6 milhões de votos. Com a nova pesquisa, a candidata ganhou um ponto e tem 52%. 

Segundo turno

Num eventual segundo turno, Dilma subiu um ponto e passou de 52%¨para 53%. José Serra manteve os 39%.

Número dos candidatos

Questionados sobre o conhecimento do número dos candidatos, 55% acertaram os números e 40% admitiram não saber.

Os eleitores que pretendem votar em Marina, 39% disseram o número certo. Com os eleitores de Dilma, 64% acertaram e 53% disseram o número correto de Serra.

A pesquisa foi realizada com 13.195 eleitores, em 483 municípios. E foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 33119/2010.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário