Produtores preferem a silagem convencional

Publicado em 04/10/2010 07:24
De acordo com a pesquisadora de sistemas de produção animal sustentáveis da Embrapa Semiárido, zootecnista Salete Moraes, a amonização ainda é pouco utilizada nesta região do Nordeste, caracterizada pelo clima quente e escassez de chuva. A insistência nos modelos tradicionais e a falta de costume com outras técnicas são as principais barreiras. Ela aponta a silagem e a fenação - processos de manutenção da umidade e de desidratação, respectivamente - como os meios de armazenamento de alimentação animal mais utilizados.

A preferência ocorre, principalmente, em regiões com exploração pecuária crescente, nas quais a busca por índices zootécnicos melhores e maior rentabilidade econômica e sustentável é constante, tornando a silagem cada vez mais comum na alimentação dos ruminantes. Nesse modelo, a forragem pode ser armazenada de diversas formas: em trincheiras, na superfície ou em silos tipo cincho, uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Semiárido para pequenos produtores.

O armazenamento é necessário porque a boa qualidade presente nas pastagens no período invernoso não se repete em épocas de escassez de chuva. Assim, para evitar a falta de alimentos volumosos na época de estiagem, estocar o excedente de forragem é a melhor maneira de assegurar a sobrevivência dos rebanhos. Incluir o cultivo de espécies adaptadas como palma forrageira, sorgo, mandioca, além do uso de resíduos agroindustriais e bancos de proteína, são algumas opções.

A fenação é o processo de secagem da planta forrageira verde. A secagem é feita ao sol, espalhando-se a forragem, triturada ou não, por um ou dois dias. Neste processo, a planta perde só água, mantendo praticamente o seu valor como alimento. Atualmente, é possível fenar todo tipo de forrageira, bastando utilizar métodos e equipamentos adequados.

Acerca do processamento realizado na Fazenda Sitiá, a técnica explica: a ensilagem preconiza a compactação de forragem e conserva o material na ausência do ar. A amonização propriamente dita adiciona ureia diluída ao mato seco. Nesse último caso, o material não necessita ser pisoteado antes de receber a vedação para evitar o escapamento da amônia no período da reação com o vegetal. Técnicos da Embrapa podem esclarecer dúvidas e orientar melhor os interessados através do Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido, com sede em Petrolina (PE). O Centro promove o desenvolvimento rural do semiárido brasileiro.

Opinião do Especialista

Especificidades da pecuária no semiárido

Por Salete Moraes - Zootecnista

Na maioria dos sistemas de produção, minimizar custos é vigente, principalmente na alimentação. Representa aproximadamente 70% dos custos totais. No caso de ecossistemas mais delicados como o de regiões semiáridas, onde o grau de dificuldade de produção é maior, minimizar custos e impactos é ainda mais importante. A escolha de alimentos alternativos, adaptados aos sistemas de produção, é um fator de ordem quando pensamos em melhoria dos índices na cadeia de produção animal. A pecuária é uma das principais atividades para os pequenos agricultores familiares do semiárido brasileiro. Assim, é preciso utilizar os pastos respeitando a sua capacidade, suporte e selecionar a melhor alternativa de armazenamento de forragens para garantir o alimento no período seco. Devemos lembrar que alternativas como amonização não substituem os alimentos de valor nutritivo superior e que sempre devem ser levadas em consideração as necessidades de nutrientes dos animais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário do Nordeste

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário