Arrozeiros vão indicar o presidente do Irga

Publicado em 06/10/2010 08:15
Assembléia Legislativa gaúcha aprovou Lei que altera a indicação da presidência da autarquia mediante lista tríplice escolhida pelo setor.
Após intensa mobilização do setor arrozeiro, a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta terça-feira (5/10), por 28 votos a 13, o projeto de lei 96/2010, que estabelece a nomeação do presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) a partir de uma lista tríplice indicada pelo setor produtivo. A incumbência de escolher a lista cabe ao Conselho Deliberativo do Irga, que é eleito pelos 18 mil arrozeiros do estado. Até a nova lei ser publicada no Diário Oficial, essa é uma prerrogativa exclusiva do governador do Estado.

O Projeto de Lei que mudou o sistema de escolha do presidente do Irga é autoria do Executivo Estadual, foi gestado nos últimos quatro anos por meio da mobilização do setor produtivo, com efetiva e importante participação da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz). “Esse já era o modelo de escolha dos diretores técnico, administrativo e comercial, e agora valerá para o presidente também”, explicou Renato Rocha, presidente da Federarroz, falou com todos os líderes de bancadas e se reuniu com boa parte com vários parlamentares e junto com diretores da entidade e Conselheiros do Irga fizeram um verdadeiro “corpo a corpo” com os deputados, momentos antes da votação, para defender, justificar e apelar pela aprovação do projeto. Segundo Rocha, a medida atende uma demanda setorial e histórica, e possibilitará a escolha de um dirigente identificado com o setor, e garantirá a continuidade dos projetos de pesquisa avalizados pela lavoura e em curso na instituição. “Além disso, entendemos que o pleito é legitimo e de direito, pois o Irga é mantido pela renda do produtor de arroz, por meio da Taxa de Contribuição para o Desenvolvimento da Orizicultura (CDO)”, frisa. A taxa recolhe atualmente cerca de 38 centavos por saca de arroz comercializado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário