Serra afirma que Dilma quer 'enrolar' e 'desrespeitar' brasileiros

Publicado em 06/10/2010 19:14



Em um recado à candidata Dilma Rousseff (PT), o tucano José Serra disse nesta quarta-feira que nunca manifestou posição favorável ao aborto. Ao discursar no ato que reúne a oposição em apoio à sua candidatura, Serra disse que as pessoas que mudam suas posições em temas como o aborto querem "enrolar" e "desrespeitar" os brasileiros --numa crítica à petista que, depois de ter se declarado favorável ao aborto, mudou o discurso durante a campanha.

"Eu nunca disse que o MST me agrada, porque não me agrada. Eu nunca disse que era a favor do aborto porque eu sou contra. Tem amigos que me acham atrasado. Eu tenho minhas razões íntimas, pessoas, de histórias para ter essa convicção. Erra é querer enrolar. Chegou-se ao máximo de estampar em primeira página que o PT ia tirar o aborto do programa. O que não tem direito é uma campanha presidencial enrolar. No fundo é desrespeitar pessoas, os cidadãos. Essa decepção comigo não existirá."

Serra chegou a cometer um ato falho dizendo, primeiro, que era favorável ao aborto. Ao perceber o equívoco, mudou a fala.

Numa mudança de postura em relação ao primeiro turno das eleições, o candidato exaltou ações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em seu discurso no ato que reuniu políticos do DEM, PSDB e PPS. Com críticas ao PT, partido a quem se referiu como "duas caras", Serra defendeu que o Congresso aprove lei que limite a participação do presidente da República em campanhas eleitorais - a exemplo do que vem ocorrendo com o presidente Lula na campanha de Dilma Rousseff (PT) ao Palácio do Planalto.

"Tem certas coisas que não se fazem, são coisas que a gente não faz na vida. Imagine a desigualdade, na linha de massacrar um político que na sua vida só fez defender o interesse do seu Estado e do nosso país", afirmou.

Nas referências a FHC, Serra lembrou a privatização do setor de telecomunicações e a implantação do real. As menções ao ex-presidente são defendidas por grande parte da oposição, depois que Serra praticamente não mencionou o tucano em sua campanha no primeiro turno.

"O real eliminou uma nuvem de poeira quente que sufocava o nosso país e oprimia os pobres. Porque, com inflação, quem sofre são os pobres no Brasil e em qualquer lugar do mundo. Essa transição levou ao Brasil voltar ao caminho que eu não sei se tinha ido, mas o caminho da dignidade, do decoro na vida pública. O presidente Itamar apoiou a candidatura do Fernando Henrique.

Nas críticas ao PT, o tucano disse que vai responder as provocações "com serenidade". "As falanges do ódio que insistem em dividir a nação, vamos responder com nosso trabalho presente e nossa crença no futuro. Quanto mais mentiras os adversários disserem sobre nós, mais verdade nós vamos dizer sobre eles. Não queremos o Brasil como a casa da mãe Joana em que governantes fazem o que querem na hora que querem."

MARINA

Num afago público à candidata Marina Silva (PV), Serra disse que ela é uma pessoa "íntegra, que contribuiu muito para a democracia". Sem pedir explicitamente o apoio da candidata do PV, Serra afirmou que Marina permitiu que chegasse ao segundo turno.

"Ela aproximou gente que não gosta de política. Quem não gosta fica à margem e acaba dando espaço para os que não são gente de bem."

Serra quer lei que limite ação do presidente na campanha (Estadão)

Em discurso às lideranças e aliados presentes no encontro nacional do PSDB, convocado para dar largada ao segundo turno da campanha tucana, o candidato à Presidência José Serra fez críticas duras ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à sua adversária, Dilma Rousseff (PT), sem no entanto, citar expressamente seus nomes. As críticas foram indiretas: ele afirmou que, se for eleito, não fará ameaças à oposição e defendeu a aprovação de uma lei que regulamente a conduta do presidente da República nas campanhas eleitorais. 

"Com o apoio do Congresso Nacional vamos aprovar um marco para regulamentar a participação dos chefes de Executivo nas campanhas eleitorais", prometeu Serra. Ele citou o exemplo do senador Tasso Jereissati (PSDB) que não conseguiu se reeleger no Ceará. Serra atribuiu a derrota de Tasso a uma disputa desigual imposta pelo presidente Lula, que para a oposição excedeu os limites do cargo ao atuar como cabo eleitoral nessa eleição. 

Num recado claro ao presidente - mas sem mencionar seu nome -, o tucano afirmou que respeitará a oposição em seu eventual governo e fez duras críticas indiretas a Lula, que em Santa Catarina pediu aos eleitores que ajudassem a "extirpar o DEM" da política nacional. "Nunca tratei, não trato e não vou tratar oposição como inimiga da Pátria. Nenhuma força política vai ser dizimada ou ameaçada de liquidação", disse Serra. 

Aborto 

O tucano também aproveitou para alfinetar Dilma, que perdeu milhões de votos ao dar margem a dúvidas sobre suas posições a respeito de determinados assuntos, sensíveis à sociedade civil, como religião e aborto. "O eleitor vai avaliar o que cada um fez, o que pensa e o que fará. E se cada candidato tem duas caras. Eu tenho uma só", concluiu. 

Ele acusou Dilma de mudar de opinião, como na polêmica sobre o aborto. Nesse momento, incorreu em ato falho, dizendo-se, equivocadamente, favorável ao procedimento. 

"Nunca disse que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) me agrada, nunca disse que sou contra o aborto, porque sou a favor. Quero dizer, nunca disse que sou a favor do aborto, porque sempre fui contra", corrigiu-se, imediatamente. "Errado é querer enrolar, diz uma coisa, depois diz o contrário." 

Ex-presidentes 

Num discurso que se estendeu por 40 minutos, Serra fez elogios ao ex-presidente Itamar Franco - eleito senador por Minas Gerais - e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que até então mantinha longe de sua campanha. 

Serra também criticou o estilo de governar do PT que, segundo ele, aparelha a máquina pública, e afirmou que o brasileiro não admite mais esse tipo de conduta dos políticos. Ele atribuiu a esse sentimento de insatisfação a desenvoltura de Marina Silva (PV) nas ruas. Elogiou a dignidade da candidata e atribuiu seu desempenho aos valores que ela defendeu na campanha, como ética, honestidade e lisura. 

"Governantes fazem o que querem, como querem, na hora que querem. As pessoas querem um governo que respeite as instituições, as leis, a liberdade. Não querem um governo de santinhos, mas de gente séria", concluiu.


Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de S. Paulo e Estadão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário