China diz que pretende flexibilizar o yuan gradualmente

Publicado em 14/10/2010 15:57


PEQUIM - A China reafirmou nesta quinta-feira a sua firme determinação em avançar com as reformas do mecanismo de formação do renminbi (RMB), ou o yuan, para utilizar na taxa de câmbio, mas rejeitou as pressões vindas do Ocidente para uma apreciação da moeda.
"Estamos todos no mesmo barco na era da globalização. E a valorização do RMB  (yuan) evidentemente não é uma cura para o déficit comercial dos EUA. E nem ajudaria a resolver os desequilíbrios na economia global", disse o porta-voz dos Negócios Estrangeiros do Ministério Chinês, Ma Zhaoxu, em entrevista coletiva. 

"Se o yuan for pressionado a apreciar-se mas, em consequência disso, prejudicar a economia chinesa, seria uma bênção ou uma maldição para o mundo?" Ma perguntou, retoricamente.A reforma do mecanismo de formação da taxa de câmbio do yuan visa criar um regime administrado de câmbio flutuante com base na oferta e demanda e ajustados a uma cesta de moedas estrangeiras, que gradualmente permitem uma maior flexibilidade na taxa de câmbio do yuan, mantendo a sua base/estabilidade em um nível razoável e equilibrado."Isso sim é do interesse da China e do mundo", disse ele.

A China contribuiu com 50 por cento para o crescimento econômico global em 2009.O yuan já se valorizou 55 por cento em termos reais (taxas efetivas de câmbio) desde que a China deu início à reforma do mecanismo de taxas de câmbio de yuan em 1994. Algumas das principais moedas mundiais  também foram depreciadas nesse mesmo período de tempo.A China aprofundou a reforma do mecanismo de taxas de câmbio de yuan em julho de 2005. O yuan se valorizou em 22 por cento contra o dólar dos EUA desde então. E no dia 19 de junho o Banco Popular da China (BPC), o banco central chinês, anunciou que tinha decidido avançar com a reforma do regime de câmbio RMB para aumentar a flexibilidade da taxa de câmbio.Hoje o yuan chinês atingiu o novo máximo em $ 6,6732 por dólar.

(PS: por Liones Severo: Há uma teoria economica que diz: ..."se os brasileiros poupassem a metade do que ganham, como fazem os chineses,  teriam uma moeda desvalorizada tal qual os chineses; e se os chineses decidissem deixar que sua moeda flutuasse livremente (em paridade com o dolar), a cotação do Yuan perante o dolar não seria muito diferente da atual. Afinal os chineses tem reservas de 2,64 bilhões de dolares; enquanto o atual governo no Brasil só se individa. Como pode dar certo ?". 



Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CHINADAILY.COM

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário