2ª edição do Circuito Tecnológico fará raio-x da safra 2010/11

Publicado em 15/10/2010 11:08
Técnicos percorrerão em média 20 mil quilômetros no estado para fazer o levantamento das expectativas de produção
Pelo segundo ano consecutivo, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) e parceiros realizam de 18 a 29 de outubro o Circuito Tecnológico "Aprosoja em Campo". Durante o plantio, cinco equipes formada por quatro técnicos cada farão
visitas a propriedades rurais de todas as regiões do estado com o objetivo de fazer um raio-x da safra de soja 2010-2011. Será feito levantamento das expectativas de produção quanto às tecnologias aplicadas e os sistemas de plantio utilizados em Mato Grosso.
      
Este ano serão aplicados de questionários quantitativos e qualitativos sobre questões técnicas e econômicas, como incidência de pragas e doenças, sobre acesso ao crédito e condições do parque de maquinários e investimentos na propriedade em geral.

A meta será visitar 300 propriedades rurais, o mesmo número do ano passado, e percorrer 20 mil quilômetros para realizar a coleta de cerca de 300 amostras de sementes, além de amostras de água e de fertilizantes. As equipes farão diários de bordo para informar as
primeiras impressões em campo.
      
O presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, lembra que desde a primeira edição um banco de dados com diagnósticos da safra está sendo formado. "Relatórios são entregues aos produtores com constatações que os ajudam a melhorar os investimentos, as tecnologias utilizadas e, consequentemente, a produtividade das lavouras de soja", explica.
 
De acordo com o gerente técnico da Aprosoja/MT, Luiz Nery Ribas, que percorrerá mais uma vez o estado durante o Circuito, a realização da rodada técnica sempre é um grande desafio. "Tudo
indica que este ano o clima será um fator determinante e nós teremos condições de acompanhar isso in loco, no diálogo com o produtor".
      
O Circuito Tecnológico é uma realização da Aprosoja/MT, com o patrocínio da Valtra, DVA, Sicredi e apoio dos parceiros Indea/MT, Imea, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Univag e Unemat.

Balanço safra 2009/2010
      
Em novembro passado, sete grupos percorreram 15.954 quilômetros em propriedades rurais de Mato Grosso.  No total 300 fazendas foram visitadas em 38 municípios e foram colhidas 242 amostras de adubo, 295 de sementes, 48 de água e 13 de calcário.
      
No ano passado o plantio começou mais cedo e as regiões Oeste e Médio-Norte enfrentaram estiagem no pós-plantio. Os técnicos observaram ainda alta incidência de nematóides em todas as regiões e presença de lesmas em algumas lavouras. Além disso, aumentou a utilização da agricultura de precisão e houve a confirmação de que o plantio direto é o sistema utilizado em 100% das propriedades visitadas.
      
A partir dos resultados das análises feitas com amostras de fertilizantes durante o Circuito  Tecnológico na safra passada, identificou-se que 35% estavam fora do padrão de qualidade exigido.

Por isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a Aprosoja realizam este ano, já durante o início do plantio da safra 2010/2011, rodada de fiscalização para coletar novas amostras e realizar análises oficiais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário