Campeonato de "bolinha de papel", por ELIANE CANTANHÊDE

Publicado em 22/10/2010 06:06
Lula está sendo capaz de querer "exterminar" competidores e de atingir a própria credibilidade jogando sujo com uma "bolinha de papel".

 O país está praticamente dividido ao meio desde o início do segundo turno, mas os vermelhos estão aumentando, os azuis vão perdendo o fôlego e os verdes continuam sendo o diferencial.
Dilma Rousseff disputa um campeonato de times, como se fosse de vôlei, basquete, futebol. Transformou "o nosso governo" e "o presidente Lula" no seu partido (ou time) e investe no "nós contra vocês". Compara governos e épocas.
José Serra está numa competição do tipo tênis, nado livre ou salto em altura. Refere-se a um sonhado "governo de união nacional" com "todas as forças políticas" e faz campanha na base do "eu contra você". Confronta biografias e feitos.
O peso de Marina Silva no primeiro turno reflete-se agora na força do seu eleitorado, que veste a camisa verde, apesar de não ser necessariamente "verde". E foi aí que Dilma ganhou e Serra perdeu impulso segundo o Datafolha de hoje. Dilma cresceu oito pontos no espólio de Marina, indo de 23% a 31%, enquanto Serra diminuiu cinco pontos, de 51% para 46%. Mais uma vez, o atleta Serra colheu apoios no varejo -Gabeira no Rio e Feldman em São Paulo- enquanto o time de Dilma foi no atacado: a bancada do PV.
Na reta final, Dilma e Serra se concentram no Sul e no Sudeste, com seus imensos eleitorados, julgando ambos que o eleitorado do Norte e Nordeste está cristalizado a favor de Dilma. Ela não teria muito mais a fazer. Ele acha que não tem nem teria como romper a barreira. Mas foi justamente aí e no Centro-Oeste que a petista continuou crescendo e conquistou apoios que inflaram a diferença de 8 para 12 pontos nos votos válidos.
Serra tem programa de TV bem avaliado e foi considerado melhor no último debate. O que mais poderia fazer? Seu problema é menos a adversária e mais o time e a técnica de Lula, capaz de querer "exterminar" competidores e de atingir a própria credibilidade jogando sujo com uma "bolinha de papel".

Fonte: Folha de S. Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista