Desfecho ainda está na mão dos indecisos, por Fernando Rodrigues

Publicado em 22/10/2010 09:33
424 exibições


pesquisa Datafolha realizada ontem (21.out.2010) é positiva para Dilma Rousseff (PT) porque: 1) demonstra que a petista estancou a sangria de votos e 2) voltou a abrir uma vantagem acima de 10 pontos sobre José Serra (PSDB).

Na conta dos votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), a petista tem 56% contra 44% do tucano. Ou seja, 12 pontos de vantagem.

Quando se consideram os votos totais, Dilma tem 50% contra 40% de Serra. Os que dizem votar em branco, nulo ou nenhum permaneceram estáveis, com 4%. Os indecisos são 6%.

Qual é o espaço disponível (se é que há) para mudanças nesse cenário?

Resposta: os eleitores indecisos (6%) e os que ainda consideram a hipótese de alterar a decisão tomada sobre o voto (10%).

É claro que fica cada vez mais apertado o calendário para Serra tentar algum tipo de reviravolta na eleição. Mas não custa lembrar que em 21 de setembro (a pouco mais de dez dias do primeiro turno), Dilma tinha 54% dos votos válidos contra 45% de todos os outros adversários somados.

Nesse período pré-primeiro turno, o Blog ouviu uma proposta de aposta de uma pessoa importante da coordenação de Dilma: Aposto com você que termina no primeiro turno. Ela ganha cm 56% a 57% dos votos. O Blog não aceitou a aposta.

É claro que hoje a conjuntura é outra. Só há dois nomes no ringue e Dilma fica mais favorita até porque Lula está batendo recorde atrás de recorde de popularidade. Ainda assim, a prudência recomenda não fazer apostas.

Tags:
Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário