O ibope do debate

Publicado em 26/10/2010 07:49

O primeiro bloco do debate entre Dilma Rousseff e José Serra na Record alcançou onze pontos de média, segundo números prévios do Ibope para a Grande São Paulo. Apenas a Globo está com maior audiência neste momento.

No primeiro turno, o encontro na Record entre os presidenciáveis rendeu apenas nove pontos de média. Em 26 de setembro, um domingo, a emissora perdeu na audiência para Globo, SBT e Rede TV!.

(Atualização às 0h26: no segundo bloco,  a audiência do debate caiu para 8 pontos em média. Apesar da queda, a Record continuou na vice-liderança no Ibope).

(Atualização às 0h55: encerrado há pouco, o debate da Record alcançou média de nove pontos segundo o Ibope. Foi a melhor audiência de um debate no segundo turno das eleições. Em 10 de outubro, o confronto entre Dilma e Serra rendeu apenas quatro pontos para a Band. A mesma audiência foi alcançada no debate da Rede TV!,  em 18 de outubro).

Por Lauro Jardim

Outras pesquisas

Ao contrário das pesquisas do Datafolha, Ibope e outros institutos, que cravam algo como dez pontos percentuais de diferença entre José Serra e Dilma Rousseff, os trakkings diários encomendados pelo PSDB têm mostrado uma situação diferente: empate.

Realizadas sob a coordenação de Antonio Prado Júnior, o Paeco, essas pesquisas têm oscilado entre um e quatro pontos pró-Serra, alternando com um e três pontos pró-Dilma. Ou seja: oscilando entre 48% e 52% nos votos válidos para um lado e para o outro.

Em Minas, essas mesmas pesquisas também registram um empate: 50% a 50% nos votos válidos. Aliás, para o comando tucano vencer em Minas é vital para um envetual triunfo no domingo.

Nunca é demais ressaltar que, embora encomendados pelos tucanos,  foram esses mesmostrakkings que nos dez dias que antecederam o primeiro turno mostravam que haveria segundo turno.

Por Lauro Jardim

Consta da pauta de votações do Senado para o próximo dia 3 um requerimento apresentado por Raimundo Colombo, recém-eleito governador de Santa Catarina, solicitando ao TCU uma auditoria na Petrobras.

Por Lauro Jardim

Regular a liberdade de imprensa é uma obsessão do PT. Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou a criação de um conselho para “orientar, fiscalizar e monitorar” as atividades da imprensa local — ou, para usar o verbo correto, cercear. A ideia foi da deputada petista Rachel Marques. Há na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro uma proposta que cria um conselho nos mesmos moldes. O projeto, como sempre, é de um petista, o vereador Adilson Pires.

Por Lauro Jardim

O Ministério das Comunicações vai receber uma papelada do SBT e Rede TV! entre fevereiro e maio do ano que vem. Na cidade de São Paulo, sede das emissoras, as concessões das duas vencerão em 20 de agosto de 2011.

No momento, é a Band que está em fase de renovação da sua outorga. A rede dos Saad terá autorização para funcionar até 5 de outubro de 2022, mesma data estipulada para Record e Globo.

Por Lauro Jardim

Segundo o Ministério das Comunicações, as emissoras precisão cumprir 21 exigências para renovar a concessão. Algumas delas abaixo:

*Declaração atestando que a programação tem: máximo de 25% para comerciais; mínimo de 5% para ‘serviço noticioso’; e cinco horas semanais de programas educacionais.
*Declaração atestando “o cumprimento aos valores éticos e sociais da pessoa e da família”.
*Prova de regularidade relativa ao INSS, FGTS, imposto sindical, impostos municipais e estaduais.
*Certidão negativa de débitos emitida pela Receita Federal.

Por Lauro Jardim

José Serra encerrará a campanha realizando caminhadas em Belo Horizonte e Betim no sábado, véspera do segundo turno da eleição presidencial.

Por Lauro Jardim

Apesar de uma ala do comitê de Dilma Rousseff preferir promover o ato final da candidatura governista em São Paulo, a campanha petista também estuda levar Dilma para liderar uma caminhada em Belo Horizonte no sábado.

Segundo a legislação eleitoral, a quinta-feira é o último dia para a realização de comícios. Já carreatas e propagandas com amplificadores de som móveis são permitidas até sábado.

Por Lauro Jardim

O Ministério Público pediu esta tarde a condenação da CUT por ter distribuído duas publicações pró-Dilma Rousseff. Em parecer enviado ao TSE, a procuradora Fátima Borghi defendeu a aplicação de multa de 30 000 reais da central por ter distribuído na internet o Jornal da CUT e aRevista do Brasil, em que divulgavam conteúdos “expressamente” favoráveis à petista.

Na manifestação aprovada pela vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, Fátima cobrou ainda multa à Editora Gráfica Atitude, empresa de propriedade de duas entidades sindicais e responsável pela revista. A lei eleitoral proíbe tais entidades de fazer propaganda a uma candidatura.

A procuradora, porém, opinou por livrar Dilma e a coligação dela da condenação. Ela afirmou que a chapa de José Serra, autor da ação, não conseguiu comprovar que eles sabiam com antecedência das publicações, condição imprescindível para condená-los.

O MP também isentou de culpa o presidente da CUT, Arthur Henrique, autor de um blog homônimo. Para Fátima, é permitida a realização de propaganda em blogs pessoais.

Por Lauro Jardim

Apesar dos recentes ataques desferidos por adversários contra o candidato, a campanha de José Serra decidiu não reforçar a segurança do tucano até o dia da eleição.

Por Lauro Jardim

A propósito, sobre o Ministério do Esporte há uma certeza para quem quer que seja o próximo presidente, Dilma Rousseff ou José Serra: o PMDB está de olho na pasta.

Por Lauro Jardim

Em conversa na sexta-feira, durante a solenidade de entrega da Ordem do Mérito Aeronáutica, em Brasília, Ricardo Lewandowski e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, estranharam o fato de Cezar Peluso ter incluído o processo de Jader Barbalho na pauta do Supremo de depois de amanhã.

Lewandowski preside o TSE e é o principal entusiasta da Lei da Ficha Limpa no STF.

Por Lauro Jardim

A uma pessoa próxima, outro ministro do Supremo entusiasta da validade da nova lei para esta eleição repisava a uma pessoa próxima todas as hipóteses para julgamento do caso Jader.

Quando discorria sobre a possibilidade de Cezar Peluso votar duas vezes, esse ministro foi perguntado se acreditava mesmo que o presidente do STF poderia se manifestar a favor da nova lei. Afinal, no julgamento de Joaquim Roriz, Peluso não quis desempatá-lo. Votou só votou uma vez e contra a lei. Respondeu o ministro:

– Aí você me pegou pelo pé.

Por Lauro Jardim

Tropa de Elite 2 segue sua caminhada de retumbante sucesso: nas sessões que se realizam neste momento em cerca de 700 cinemas de todo o Brasil foi batida a marca de 6 milhões de espectadores em apenas dezessete dias de exibição.

Já é o quarto filme mais assistido entre todos do cinema nacional em todos os tempos. A previsão é de que amanhã supere Se Eu Fosse Você 2, que em 2009 alcançou 6,1 milhões de pagantes.

Por Lauro Jardim
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog Lauro Jardim

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário