O ibope do debate

Publicado em 26/10/2010 08:49
1080 exibições

O primeiro bloco do debate entre Dilma Rousseff e José Serra na Record alcançou onze pontos de média, segundo números prévios do Ibope para a Grande São Paulo. Apenas a Globo está com maior audiência neste momento.

No primeiro turno, o encontro na Record entre os presidenciáveis rendeu apenas nove pontos de média. Em 26 de setembro, um domingo, a emissora perdeu na audiência para Globo, SBT e Rede TV!.

(Atualização às 0h26: no segundo bloco,  a audiência do debate caiu para 8 pontos em média. Apesar da queda, a Record continuou na vice-liderança no Ibope).

(Atualização às 0h55: encerrado há pouco, o debate da Record alcançou média de nove pontos segundo o Ibope. Foi a melhor audiência de um debate no segundo turno das eleições. Em 10 de outubro, o confronto entre Dilma e Serra rendeu apenas quatro pontos para a Band. A mesma audiência foi alcançada no debate da Rede TV!,  em 18 de outubro).

Por Lauro Jardim

Outras pesquisas

Ao contrário das pesquisas do Datafolha, Ibope e outros institutos, que cravam algo como dez pontos percentuais de diferença entre José Serra e Dilma Rousseff, os trakkings diários encomendados pelo PSDB têm mostrado uma situação diferente: empate.

Realizadas sob a coordenação de Antonio Prado Júnior, o Paeco, essas pesquisas têm oscilado entre um e quatro pontos pró-Serra, alternando com um e três pontos pró-Dilma. Ou seja: oscilando entre 48% e 52% nos votos válidos para um lado e para o outro.

Em Minas, essas mesmas pesquisas também registram um empate: 50% a 50% nos votos válidos. Aliás, para o comando tucano vencer em Minas é vital para um envetual triunfo no domingo.

Nunca é demais ressaltar que, embora encomendados pelos tucanos,  foram esses mesmostrakkings que nos dez dias que antecederam o primeiro turno mostravam que haveria segundo turno.

Por Lauro Jardim

Consta da pauta de votações do Senado para o próximo dia 3 um requerimento apresentado por Raimundo Colombo, recém-eleito governador de Santa Catarina, solicitando ao TCU uma auditoria na Petrobras.

Por Lauro Jardim

Regular a liberdade de imprensa é uma obsessão do PT. Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou a criação de um conselho para orientar, fiscalizar e monitorar as atividades da imprensa local ou, para usar o verbo correto, cercear. A ideia foi da deputada petista Rachel Marques. Há na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro uma proposta que cria um conselho nos mesmos moldes. O projeto, como sempre, é de um petista, o vereador Adilson Pires.

Por Lauro Jardim

O Ministério das Comunicações vai receber uma papelada do SBT e Rede TV! entre fevereiro e maio do ano que vem. Na cidade de São Paulo, sede das emissoras, as concessões das duas vencerão em 20 de agosto de 2011.

No momento, é a Band que está em fase de renovação da sua outorga. A rede dos Saad terá autorização para funcionar até 5 de outubro de 2022, mesma data estipulada para Record e Globo.

Por Lauro Jardim

Segundo o Ministério das Comunicações, as emissoras precisão cumprir 21 exigências para renovar a concessão. Algumas delas abaixo:

*Declaração atestando que a programação tem: máximo de 25% para comerciais; mínimo de 5% para serviço noticioso; e cinco horas semanais de programas educacionais.
*Declaração atestando o cumprimento aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.
*Prova de regularidade relativa ao INSS, FGTS, imposto sindical, impostos municipais e estaduais.
*Certidão negativa de débitos emitida pela Receita Federal.

Por Lauro Jardim

José Serra encerrará a campanha realizando caminhadas em Belo Horizonte e Betim no sábado, véspera do segundo turno da eleição presidencial.

Por Lauro Jardim

Apesar de uma ala do comitê de Dilma Rousseff preferir promover o ato final da candidatura governista em São Paulo, a campanha petista também estuda levar Dilma para liderar uma caminhada em Belo Horizonte no sábado.

Segundo a legislação eleitoral, a quinta-feira é o último dia para a realização de comícios. Já carreatas e propagandas com amplificadores de som móveis são permitidas até sábado.

Por Lauro Jardim

O Ministério Público pediu esta tarde a condenação da CUT por ter distribuído duas publicações pró-Dilma Rousseff. Em parecer enviado ao TSE, a procuradora Fátima Borghi defendeu a aplicação de multa de 30 000 reais da central por ter distribuído na internet o Jornal da CUT e aRevista do Brasil, em que divulgavam conteúdos expressamente favoráveis à petista.

Na manifestação aprovada pela vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, Fátima cobrou ainda multa à Editora Gráfica Atitude, empresa de propriedade de duas entidades sindicais e responsável pela revista. A lei eleitoral proíbe tais entidades de fazer propaganda a uma candidatura.

A procuradora, porém, opinou por livrar Dilma e a coligação dela da condenação. Ela afirmou que a chapa de José Serra, autor da ação, não conseguiu comprovar que eles sabiam com antecedência das publicações, condição imprescindível para condená-los.

O MP também isentou de culpa o presidente da CUT, Arthur Henrique, autor de um blog homônimo. Para Fátima, é permitida a realização de propaganda em blogs pessoais.

Por Lauro Jardim

Apesar dos recentes ataques desferidos por adversários contra o candidato, a campanha de José Serra decidiu não reforçar a segurança do tucano até o dia da eleição.

Por Lauro Jardim

A propósito, sobre o Ministério do Esporte há uma certeza para quem quer que seja o próximo presidente, Dilma Rousseff ou José Serra: o PMDB está de olho na pasta.

Por Lauro Jardim

Em conversa na sexta-feira, durante a solenidade de entrega da Ordem do Mérito Aeronáutica, em Brasília, Ricardo Lewandowski e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, estranharam o fato de Cezar Peluso ter incluído o processo de Jader Barbalho na pauta do Supremo de depois de amanhã.

Lewandowski preside o TSE e é o principal entusiasta da Lei da Ficha Limpa no STF.

Por Lauro Jardim

A uma pessoa próxima, outro ministro do Supremo entusiasta da validade da nova lei para esta eleição repisava a uma pessoa próxima todas as hipóteses para julgamento do caso Jader.

Quando discorria sobre a possibilidade de Cezar Peluso votar duas vezes, esse ministro foi perguntado se acreditava mesmo que o presidente do STF poderia se manifestar a favor da nova lei. Afinal, no julgamento de Joaquim Roriz, Peluso não quis desempatá-lo. Votou só votou uma vez e contra a lei. Respondeu o ministro:

Aí você me pegou pelo pé.

Por Lauro Jardim

Tropa de Elite 2 segue sua caminhada de retumbante sucesso: nas sessões que se realizam neste momento em cerca de 700 cinemas de todo o Brasil foi batida a marca de 6 milhões de espectadores em apenas dezessete dias de exibição.

Já é o quarto filme mais assistido entre todos do cinema nacional em todos os tempos. A previsão é de que amanhã supere Se Eu Fosse Você 2, que em 2009 alcançou 6,1 milhões de pagantes.

Por Lauro Jardim

Tags:
Fonte: Blog Lauro Jardim

Nenhum comentário