Colheita da canola está quase conciuída no RS

Publicado em 04/11/2010 11:18
A colheita da canola está quase terminando no Rio Grande do Sul. Os agricultores estão otimistas com a produtividade e o preço pago pelo grão, muito usado na fabricação de óleo.

Ao olhar a planta no ponto da colheita é difícil acreditar que as folhas secas e escuras já coloriram de amarelo os campos gaúchos. Mas a aparência é o que menos importa para o agricultor de Ibirubá, no noroeste do estado. A produção de canola superou as expectativas. Foram 20 sacas por hectare.

“Uma produtividade boa e serviu também como rotação de culturas. Dá uma resteva bonita. Dá para entrar plantando soja agora. É uma cultura rápida”, explicou o agricultor Carlos Derlam.

Investir na rotação de cultura já virou regra para o agricultor que planta canola há 14 anos. Para ele, a oleganinosa, que ganha cada vez mais espaço no mercado, foi a alternativa mais rentável e econômica.

O mercado está favorável. A cotação de 60 quilos da canola é equiparada a da soja. Como houve reação do preço da cultura nos últimos dias, os agricultores estão bem animados.

A colheita dos 30 mil hectares, cultivados no Rio Grande do Sul, está no fim. A estimativa da Conab é de que a produtividade inicial de 1.239 quilos por hectare possa chegar a 1,4 mil devido às boas condições climáticas.

De acordo com o último levantamento da Conab, o Brasil deve colher 60 mil toneladas de canola, um aumento de quase 44% em relação à safra passada. No Rio Grande do Sul, o crescimento pode chegar aos 15,5%.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAPA: Medidas de apoio ao setor agropecuário do estado do Rio Grande do Sul
Colchões, roupa de cama e banho: saiba o que doar para vítimas no RS
De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros