Dilma deve tirar Meirelles do BC

Publicado em 07/11/2010 17:35
Presidente eleita quer provar que terá controle de todos os setores do governo

Embora avalie que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, foi importante para sustentar a política de combate à inflação do governo Lula e certeiro nas medidas de contenção dos efeitos da crise econômica mundial de 2008 e 2009 no Brasil, a presidente eleita, Dilma Rousseff, tende a não aproveitá-lo no posto.

É certo que Dilma vai centralizar em torno de si todas as ações econômicas do início do governo, disse ao jornal O Estado de S. Paulo um de seus mais importantes colaboradores. Pretende, com isso, alcançar dois objetivos: forçar a redução nas taxas de juros logo na primeira reunião do Conselho de Política Monetária (Copom) e mostrar que, ao contrário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela terá o controle de todos os setores do governo, a começar pela economia. Tanto é assim que o primeiro bloco de auxiliares a ser anunciado será o da equipe econômica.

Com a centralização e a pressão explícita para que os juros baixem - o que Lula nunca exerceu em relação ao Banco Central -, Meirelles ficará numa posição desconfortável, pois sua política de combate à inflação tem sido sempre a de, por absoluta prevenção, manter os juros altos.

Uma solução para Meirelles - e ele já se mostrou simpático à ideia - seria nomeá-lo embaixador do Brasil em Washington. É um nome com muito trânsito nos meios financeiros e governamentais, atributos essenciais para a interlocução de um governo Dilma que ainda não tomou posse mas já faz coro e, ao lado de Lula, acusa os Estados Unidos de, junto com a China, promoverem uma "guerra cambial" no mundo.

O PMDB, ao qual Meirelles é filiado, ainda tem esperanças de emplacá-lo no Ministério da Fazenda ou no dos Transportes. Mas Dilma tem sido aconselhada a manter Guido Mantega, decisão que contaria com a simpatia de Lula. E o Ministério dos Transportes é um feudo do PR, embora o PMDB esteja, numa espécie de escambo político, tentando trocá-lo pela Agricultura.

Conforme um integrante do governo muito próximo de Dilma, ela quer lotar o setor econômico na Esplanada dos Ministérios com "defensores de ações desenvolvimentistas" - como ela. A presidente eleita acredita que, assim como ocorreu na gestão Lula, principalmente depois da crise econômica mundial, o governo tem entre os seus papéis fundamentais fazer a indução para o desenvolvimento e o crescimento econômico. 

Dilma e Lula viajam para a Coreia do Sul

Ambos selarão, diante dos principais líderes mundiais, o compromisso brasileiro de manter os pilares que sustentam a política econômica

Ana Clara Costa e Marina Dias
Dilma Rousseff e Lula no encontro desta quarta, no Planalto

(Wilson Dias/Agência Brasil)

Nesta semana, Dilma Rousseff partirá, na companhia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para seu primeiro compromisso internacional como presidente eleita. Sua participação na reunião do G-20, em Seul (Coreia do Sul), será emblemática. Deve apontar a direção da política externa do Brasil perante os vinte principais líderes políticos do mundo. Dilma foi oficialmente convidada pelo governo Coreia do Sul para integrar a cúpula. Desta forma, poderá participar de todos os compromissos oficiais do encontro, junto aos demais chefes de estado.

A chegada de Dilma é aguardada com a expectativa que normalmente cerca os novatos. Apesar de ter seu nome indiretamente envolvido em situações pouco ortodoxas, como o recente caso de tráfico de influência na Casa Civil, a presidente eleita ainda possui uma imagem relativamente imaculada para comunidade internacional. E o fato de não ter assumido a presidência a exime de comentários sobre polêmicas e complicações que os líderes presentes, como Nicolas Sarkozy, certamente terão de engolir. “Um presidente recém-eleito tem um capital político único que precisa ser utilizado para fortalecer a presença política de seu país perante o mundo”, explica o economista e professor de Relações Internacionais João Branco, da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro.

Expectativa econômica – Diante dos discursos pós-eleições proferidos por Dilma e amplamente reproduzidos pela imprensa internacional, a expectativa criada é de continuidade. De acordo com os economistas ouvidos pelo site de VEJA, a reunião do G-20 será o território propício para que Dilma reitere o compromisso assumido verbalmente com a manutenção da política econômica desenhada no governo de Fernando Henrique Cardoso e mantida durante os oito anos de governo Lula. “A presença dela será bem vista e sinaliza a intenção de prosseguir com a posição estratégica do Brasil. Além disso, demonstra o interesse dela pela política internacional”, afirma Antonio Corrêa de Lacerda, professor doutor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Preparação para o G-20 –
 Se a tarefa protocolar de se mostrar ao mundo como próxima líder de um dos países emergentes mais influentes da atualidade parece fácil, o mesmo não se pode dizer da possibilidade de Dilma conseguir, já em Seul, desvincular-se da imagem de Lula.

Sucessora de um governo de alta aprovação, cujo governante possui livre trânsito entre nações completamente díspares, Dilma possui a difícil tarefa de tentar conquistar, a partir da próxima semana, a simpatia dos demais líderes mundiais. Para isso, contará com a cartilha do próprio Lula para construir sua imagem perante as principais cabeças políticas da Europa, América e Ásia. Além de decorar o passo-a-passo do atual presidente, ela o terá como professor. É chegada a hora de Dilma colocar em prática todas as mudanças de postura que adotou durante a campanha – no tom de voz, nas roupas, na aparência física e na maneira de gesticular. Resta saber se sua tentativa de mostrar carisma também funcionará. 

Conversas privadas - Lula claramente usará o bom trânsito na reunião para apresentá-la como alguém que manterá a tônica de seu mandato. Mas, além das apresentações oficiais, Lula e Dilma usarão a viagem para conversar sobre o governo de transição – sem o assédio da imprensa brasileira, assessores ou aliados. Contarão, no entanto, com a companhia do ministro Guido Mantega - o nome que Lula defende para continuar no Ministério da Fazenda.

Na semana após a vitória, Dilma já montou sua equipe de transição e solicitou que o presidente do PT, José Eduardo Dutra, iniciasse as conversas com os partidos da base aliada para ouvir as demandas – que são muitas. A intenção é que ele consiga ouvir todos os aliados até a volta da presidente eleita de Seul.

O que se sabe – e o que o mercado aprecia – é que Lula já pediu para que ela mantivesse o nome de Mantega e também o de Henrique Meirelles, pelo menos, em um primeiro momento. O pedido deve ser reforçado na viagem e, caso seja atendido, as conversas sobre o início da gestão já poderão ser engatilhadas com Mantega no voo de volta ao Brasil. Dilma e o ministro da Fazenda viajarão juntos para Seul, em um voo comercial.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Veja.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário