Soja e milho: Opção de mercado e preço no segundo semestre

Publicado em 16/11/2010 06:48
Com cotações acima das praticadas em fronteiras agrícolas consolidadas, como Centro-Oeste e Sul, região Centro-Norte do Brasil amplia venda antecipada da safra no segundo semestre.
A comercialização de soja e milho do Centro-Norte do Brasil está se concentrando em um momento tipicamente calmo para os negócios no mercado doméstico: no segundo semestre. Nas últimas safras, os produtores dessa região tiveram oportunidades de preços semelhantes ou até melhores do que em praças do Sul e Centro-Oeste do país, apurou a Expedição Safra Gazeta do Povo.

A estratégia é sustentada por indústrias granjeiras, que buscam as cargas direto nas fazendas dos produtores. “Do valor negociado abatemos apenas o ICMS, que não é baixo, de 12%, mas ainda assim vale a pena. Antes da soja bater em R$ 47 no Porto de Paranaguá (PR), eu já tinha a opção de vender aqui a esse preço”, ressalta Leivandro Fritzen, agricultor da Serra do Quilombo, no Piauí.

Geralmente, ele carrega cerca de 70% da produção para vender no segundo semestre, mas por conta da reação dos grãos no cenário internacional, neste ciclo a comercialização antecipada de Fritzen está ligeiramente acima da média, assim como na Bahia, Maranhão e Tocantins: 35% da safra 2010/11 já está comprometidos. Os índices apontados pelos produtores entrevistados vão de encontro com os números referentes à comercialização levantados por consultorias brasileiras.

A decisão de levar maior parte da safra para comercializar nos últimos meses do ano, porém, requer planejamento e investimento, pois está atrelada à necessidade de caixa e também à capacidade de armazenagem de cada produtor.

Egon Milla, de Baixa Grande do Ribeiro (PI), está entre os poucos da região com condições de estocar toda a colheita. Considerado também um caso à parte quando o assunto é comercialização, Milla vende 90% de sua safra para uma trading. Mas isso se explica pela relação firmada entre o produtor e a empresa compradora, que se instalou a pouco mais de dois quilômetros da sede de sua fazenda numa área concedida gratuitamente.

“Essa região (Baixa Grande) é estratégica, pois existem grandes produtores e estava sem a presença de trading. Por isso considero que foi um bom negócio ceder a área para que a empresa se instalasse”, avalia Milla.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Evento Pré-Agrishow reúne lideranças políticas e do agro em Ribeirão Preto
Indonésia planeja desenvolver indústria de açúcar e etanol em Papua
Cargill vê 2º semestre movimentado na exportação de grãos do Brasil após lucro recorde
Iene salta em relação ao dólar por suspeita de intervenção
Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024