Alta em preços de alimentos deve continuar em 2011

Publicado em 17/11/2010 18:00
Em relatório anual, FAO alerta que elevação de preços já afeta a balança comercial de cerca de 70 países - por Jamil Chade, de GENEBRA.

Os preços de alimentos atingem a maior alta em dois anos e a FAO alerta que o aumento tem tudo para continuar em 2011. Em seu relatório anual publicado nesta quarta-feira, 17, a entidade advertiu que o mundo deve se preparar para um cenário de elevação de preços de alimentos, inflação e aponta que a elevação de preços já afeta de forma negativa a balança comercial de cerca de 70 países.  

As primeiras projeções são de que os preços de alimentos devem sofrer uma elevação de até 20% em 2011 diante de safras abaixo do esperado e da especulação em torno das commodities. 

Para a FAO, a conta da importação de alimentos no mundo irá superar a marca de US$ 1 trilhão em 2010, 26% a mais que no ano passado e atingindo praticamente os mesmos níveis dos anos da crise alimentar (2007-08). A projeção é a mais severa já feita pela FAO desde 2007, quando a alta nos preços de alimentos desestabilizou governos e levou milhares de pessoas a protestar em 25 países. 

"Consumidores hoje não tem outra alternativa que a de pagar mais por seus alimentos. O tamanho da safra em 2011 está se tornando cada vez mais crítico. Para que os estoques sejam refeitos e para que os preços voltem à normalidade, uma expansão importante da produção será necessária", alertou a FAO. Para a entidade, "os países precisam continuar vigilantes sobre seus estoques". 

Nos últimos meses, os preços do milho e trigo subiram em 40%. Cassava, manteiga e açúcar estão registrando seus maiores preços em 30 anos. Já a carne e pescado estão com seus preços acima de 2009. Isso sem contar com o algodão, com os maiores preços em 140 anos. 

No geral, a inflação no preço de alimentos é de 15% em comparação a 2009. Especulação, problemas na safra russa e uma atividade forte no mercado futuro nas bolsas seriam as explicações. A FAO ainda alerta que tudo indica que essa alta nos preços de alimentos não fiquem contidas em seus setores e que poderão contaminar outras áreas da economia, entre elas a do etanol, e contribuir de forma importante para a inflação. 

Há poucos meses, a FAO insistia que a situação de alimentos no mundo era preocupante, mas rejeitava falar em uma nova crise. Agora, a volatilidade dos mercados obriga a entidade a rever seus números e seu próprio discurso. 

Em outubro, o índice de preços da FAO atingiu as taxas de julho de 2008. A produção de cereais em 2010 será 2% abaixo dos níveis de 2009 e 63 milhões de toneladas inferior ao que a FAO previa em junho. "Contrariamente à projeções anteriores, a produção mundial de cereais terá uma contração de 2%, e não uma expansão de 1,2% como se previa", afirmou. 

Já a produção de grãos cairá em 7,2%, ao contrário do que a FAO previa há poucos meses, de uma expansão de 0,9%. A produção de trigo sofrerá uma queda de 5,1%, o que tornará a safra 2010-11 na menor em três anos. Como resultado, os estoques de trigo cairão em 10%. 

A produção do milho também sofrerá uma retração de 2,1%, contra uma queda de estoques de 12%. Para a FAO, esse cenário deve fazer com que os preços aumentem ainda mais. 

Para a soja, a projeção é de uma queda de 0,3%, mas a partir de uma safra recorde no mundo de 454 milhões de toneladas em 2009. 

No setor do açúcar, porém, a perspectiva é de uma alta na produção de 7,7%. Isso porque a elevação nos preços já vinha ocorrendo nos últimos doze meses, incentivando produtores brasileiros e de outras regiões a aumentar a área plantada e direcionar a cana para o açúcar, e não para o etanol. 

As reservas de alimentos também devem sofrer uma queda importante. Hoje, se o mundo inteiro parar de produzir alimentos, as reservas existentes seriam suficientes para alimentar a população do planeta por 74 dias. Para o início de 2011, a FAO alerta para uma queda severa dessa reserva. Entre os cereais, a queda deve ser de 7%, contra 12% no milho e 10% no trigo. 

Segundo os especialistas, tudo agora depende de como serão as safras de 2011, inclusive a brasileira. "Os preços internacionais podem subir ainda mais se a produção em 2011 não aumentar de forma significativa, especialmente no milho, soja e trigo", alertou a FAO. "O mundo enfrenta tempos difíceis adiante se a produção de alimentos não aumentar", afirmou a entidade, que apela para que investimentos sejam feitos para garantir uma maior produção. 

Por enquanto, porém, as projeções são sombrias. "2011 não será uma boa safra", alertou o relatório da FAO, que indica que nem EUA nem Rússia terão bons desempenhos. 

Emergentes - 

Mas a entidade alerta que não é apenas safras abaixo do esperado que representam um desafio. Diante do consumo cada vez maior de alimentos em países emergentes, a era dos preços altos pode ter chegado para ficar.

Até 2017, a projeção é de que o preço da carne seja 20% superior ao que se paga hoje. O trigo terá uma alta de 60% em sete anos. Já óleos vegetais poderão custar até 80% mais caros até 2017. Nesse momento, a estimativa é de que então os preços de alimentos se estabilizem, mas em patamares elevados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Estado de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário