Exportadores brasileiros querem manter mercado árabe

Publicado em 23/11/2010 07:34
Mesmo com possibilidade de recuo na produção brasileira de soja e milho, exportadores devem tentar manter o atendimento ao mercado árabe. As vendas externas de milho vão cair pela metade

Apesar das perspectivas de que as próximas safras brasileiras de soja e milho não sejam maiores do que as do ano passado e possam, inclusive, ter recuo, o Brasil deve manter suas exportações dos dois produtos para os países árabes. A opinião é do diretor geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), Sérgio Castanho Teixeira Mendes.

"Os exportadores se preocupam em conservar aqueles mercados onde atuam. A exportação não é uma quitanda, onde você vende e suspende a venda conforme o clima. Se você conquistou um mercado, um cliente, você vai procurar preservar. Você pode não conseguir suprir tudo o que gostaria, mas pelo menos parte para conservar o cliente", diz.

As exportações de milho, em função da safra menor e também dos estoques brasileiros estarem baixos, devem cair de 10 milhões de toneladas neste ano para a metade em 2011, de acordo com Mendes. Já as vendas externas de soja devem ficar na casa dos 30 milhões de toneladas neste ano e variar entre 25 e 30 milhões de toneladas no ano que vem. Os árabes não são compradores tradicionais do Brasil na área, mas vêm aumentando suas importações.

"Eu tenho a impressão que, por qualquer razão, o povo brasileiro se identifica um pouco mais com os árabes. A própria multinacional, que pode ser norte-americana, européia, sediada aqui, através do Brasil ele tem mais facilidade para exportar do que através das suas matrizes".

Entre janeiro e setembro deste ano, o país exportou 169 mil toneladas de soja em grão para três países árabes (Arábia Saudita, Marrocos e Sudão) e 1,6 milhão de toneladas de milho para dez países árabes (Marrocos, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Tunísia, Argélia, Líbia, Síria, Iêmen e Omã), além de derivados como farelo de soja e óleo de soja para a região. Os dados foram levantados pela Anec, que trabalha pela defesa de interesse dos exportadores, principalmente milho e soja, em ações orquestradas com os produtores.

Entre janeiro e setembro deste ano, o maior destino da soja brasileira, no exterior, foi a China, com 18,8 milhões de toneladas, seguida pela Espanha, com 1,5 milhão de toneladas, e pela Holanda, com 1,2 milhão de toneladas. Já o milho teve como maior comprador, nos nove primeiros meses do ano, o Irã, com 943 mil toneladas, seguido de Taiwan, com 516 mil toneladas, e Marrocos, com 497,7 mil toneladas.

"O grande importador de soja, até preocupante, é a China. Há uns três anos a China representava 30% das nossas exportações, agora é mais de 60%", afirma Mendes. Os exportadores, em função disto, estão tentando desenvolver outros mercados, inclusive o russo. O diretor geral da Anec afirma, inclusive, que a entidade está aberta para atender as demandas dos países árabes e ajudar em eventuais entraves para exportação para a região.

O grande problema das exportações de soja e milho nos próximos meses, no entanto, será a produção. Segundo levantamento da COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB), a produção de soja deve ficar entre 67,6 milhões de toneladas e 69 milhões de toneladas, com possibilidade de redução de um milhão de toneladas sobre a anterior ou de aumento crescimento de 315,4 mil toneladas. O plantio do Centro-Oeste e Sudeste, aliás, teve falta de chuvas.

Também o plantio de milho foi prejudicado pela irregularidade das chuvas. A safra do produto deverá ser 6,6% menor do que anterior e ficar em 52,2 milhões de toneladas. Preços praticados abaixo do esperado, no período da semeadura, também influenciaram a redução da produção, segundo levantamento da CONAB. E a produção das duas culturas, milho e soja, deve ainda ser prejudicada, no decorrer da safra, pelo fenômeno La Niña, lembra Mendes, da Anec. "Principalmente do Rio Grande do Sul", afirma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Exportnews

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário