Brasil consolida espaços nas exportações agropecuárias

Publicado em 25/11/2010 10:42
Para secretário de Defesa Agropecuária, país não é mais um pequeno vendedor no mercado mundial de alimentos.

 
“O Brasil avançou muito nas exportações agropecuárias nos últimos anos e agora é o momento de consolidar este espaço, afirmou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, nesta quinta-feira, 25 de novembro.  Ele participa  de encontro, em Brasília, entre governo e setor privado para definir estratégias para o comércio internacional em 2011.

Na opinião do secretário, o Brasil não é mais um pequeno vendedor no mercado mundial de alimentos e, de agora em diante, é preciso promover um marketing positivo dos produtos brasileiros. Para Jardim, a integração entre governo e empresários também é fundamental para a abertura de novos mercados e a ampliação daqueles já consolidados. “Precisamos criar, com cada setor, uma agenda para levantar demandas e dificuldades em aspectos sanitários e culturais com cada país e traçar ações para a busca de novos mercados”, afirmou.

Francisco Jardim defendeu maior participação das empresas e entidades exportadoras em organismos internacionais, como a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e o Cobex Alimentarius. Segundo ele, as discussões nesses fóruns, embora sejam realizadas prioritariamente pelo setor público, afetam diretamente a iniciativa privada. Ele sugeriu também a adoção de um sistema de gestão com base em princípios científicos que favoreçam as negociações entre países.

As apresentações da reunião 4ª Reunião Estratégica: Resultados 2010/Perspectivas 2011 seguem durante todo o dia no Hotel Grand Bittar. À tarde, as discussões serão direcionadas para produtos de origem vegetal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário