Promotores pedem que Blairo seja investigado

Publicado em 27/11/2010 07:42

Cinco promotores de defesa do patrimônio público em Mato Grosso pediram ao procurador-geral de Justiça que abra investigação contra o ex-governador e senador eleito Blairo Maggi (PR).
O objetivo, diz a Promotoria, é apurar o papel de Blairo na compra supostamente superfaturada de maquinário pesado em 2009.
Nesta semana, dois secretários da gestão Blairo e nove empresários foram denunciados por suspeita de participação em irregularidades que teriam permitido um rombo estimado em R$ 44 milhões aos cofres do Estado.
Agora, segundo a Promotoria, é preciso esclarecer a conduta do ex-governador.
"Os procedimentos licitatórios [...] só seriam passíveis de serem fraudados com a conivência e a participação direta e eficiente da alta cúpula do governo estadual", diz trecho da representação.
Ao todo, 705 máquinas (caminhões, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas, entre outras) foram compradas pelo governo, por meio de um financiamento de R$ 241 milhões obtido com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Depoimento de um servidor da Secretaria da Administração, segundo a representação, aponta que Blairo determinou que a aquisição fosse "apressada ao máximo", o que teria prejudicado o processo de tomada de preços dos equipamentos.
As possíveis irregularidades foram apontadas em março pela Auditoria-Geral do Estado. O trabalho foi determinado pelo próprio Blairo, que disse ter agido após uma denúncia anônima.
Para a Promotoria, o fato não o exime de eventual responsabilização.
Procurado pela reportagem, Blairo chamou de "conversa fiada" a alegação de que teria tentando "apressar" a compra. Sobre a possível abertura de investigação, disse desconhecer o pedido.
O ex-governador negou envolvimento com possíveis irregularidades.

Fonte: Folha de S. Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista