Promotores pedem que Blairo seja investigado

Publicado em 27/11/2010 07:42

Cinco promotores de defesa do patrimônio público em Mato Grosso pediram ao procurador-geral de Justiça que abra investigação contra o ex-governador e senador eleito Blairo Maggi (PR).
O objetivo, diz a Promotoria, é apurar o papel de Blairo na compra supostamente superfaturada de maquinário pesado em 2009.
Nesta semana, dois secretários da gestão Blairo e nove empresários foram denunciados por suspeita de participação em irregularidades que teriam permitido um rombo estimado em R$ 44 milhões aos cofres do Estado.
Agora, segundo a Promotoria, é preciso esclarecer a conduta do ex-governador.
"Os procedimentos licitatórios [...] só seriam passíveis de serem fraudados com a conivência e a participação direta e eficiente da alta cúpula do governo estadual", diz trecho da representação.
Ao todo, 705 máquinas (caminhões, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas, entre outras) foram compradas pelo governo, por meio de um financiamento de R$ 241 milhões obtido com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Depoimento de um servidor da Secretaria da Administração, segundo a representação, aponta que Blairo determinou que a aquisição fosse "apressada ao máximo", o que teria prejudicado o processo de tomada de preços dos equipamentos.
As possíveis irregularidades foram apontadas em março pela Auditoria-Geral do Estado. O trabalho foi determinado pelo próprio Blairo, que disse ter agido após uma denúncia anônima.
Para a Promotoria, o fato não o exime de eventual responsabilização.
Procurado pela reportagem, Blairo chamou de "conversa fiada" a alegação de que teria tentando "apressar" a compra. Sobre a possível abertura de investigação, disse desconhecer o pedido.
O ex-governador negou envolvimento com possíveis irregularidades.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário