‘Financial Times’: ‘Milagre brasileiro’ perde brilho

Publicado em 28/11/2010 07:39

A avaliação geral é de que “os mercados não estão convencidos” de que o governo realmente controlará os gastos, uma vez que a presidente eleita decidiu manter Guido Mantega no Ministério da Fazenda.

“Visto por muitos como um desenvolvimentista que taxa e gasta, ele [Mantega] acertadamente acelerou as despesas em 2009 durante a crise e equivocadamente manteve o ritmo em 2010, quando a economia brasileira começou a ficar superaquecida”, afirma o editorial.

O diário vê problemas nos três pilares que sustentam a estabilidade econômica do País – a responsabilidade fiscal, o sistema de metas de inflação e o câmbio flutuante.

Em relação ao primeiro pilar, falta a equipe econômica de Dilma mostrar ao mercado que é capaz de controlar os gastos, na opinião do jornal. Sobre as metas de inflação, o editorial aponta que as estimativas são de que ela fique em 6,5% no ano, o limite de tolerância da meta. A respeito do câmbio, o texto considera que ele nem é mais tão flutuante assim, uma vez que o governo adota meios de controle de entrada de capital, como a taxa sobre entrada de divisas, que no segundo semestre foi triplicada.

Para manter o controle da inflação, opina o jornal, o governo teria que cortar gastos ou elevar os juros – ou provavelmente fazer as duas coisas. Se só aumentar o juro básico, atrairá mais capital estrangeiro ainda, provocando maior valorização do real.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Estado de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário