Demanda e importações de fertilizante disparam

Publicado em 29/11/2010 07:11
As entregas das misturadoras de fertilizantes às revendas espalhadas pelo país alcançaram 3,398 milhões de toneladas em outubro, segundo levantamento da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Em relação ao mesmo mês de 2009, houve aumento de 18,5%, o que mostra uma aceleração das vendas já com o plantio de grãos desta safra 2010/11 iniciado no Brasil.

Com o resultado, as entregas das misturadoras somaram 19,995 milhões de toneladas entre janeiro e outubro, um incremento de 18,5% na comparação com igual intervalo do ano passado. As misturadoras são as empresas que fabricam o produto final a partir da combinação de diferentes doses de nutrientes, que são derivados sobretudo de nitrogênio, fosfato e potássio.

A aceleração das entregas provocou forte aumento das importações de fertilizantes intermediários. Foram 1,807 milhão de toneladas no mês passado, 45,1% mais que em outubro de 2009. Nos dez primeiros meses do ano, as importações atingiram 12,505 milhões de toneladas no total, alta de 36,8% sobre o mesmo período do ano passado.

A produção nacional também aumentou em outubro, mas apenas 1,7% - para 907,1 mil toneladas -, e ampliou o crescimento acumulado no ano para 11%, com um volume de 7,811 milhões. Em uma conta que desconsidera o efeitos dos estoques, a produção nacional representou 39% das entregas das misturadoras.

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAPA: Medidas de apoio ao setor agropecuário do estado do Rio Grande do Sul
Colchões, roupa de cama e banho: saiba o que doar para vítimas no RS
De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros