Produtores rurais de Pelotas/RS podem entregar embalagens vazias de agrotóxicos

Publicado em 02/12/2010 08:14
Os produtores rurais de Pelotas/RS têm até quinta-feira (02) para entregar embalagens vazias de agrotóxicos, devidamente acondicionadas e com a tríplice lavagem, para que seja reduzido seu conteúdo contaminante, nas administrações distritais. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) fará a coleta do material na sexta.

As embalagens coletadas pela Central Regional de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos do Capão do Leão são encaminhadas para fábricas em Curitiba ou São Paulo, onde são transformadas em canos corrugados, utilizados para proteger fios elétricos nas construções. Desde o final de 2006, a SDR faz o recolhimento de embalagens de agrotóxicos da zona rural de Pelotas. Só em 2009 foram 5,2 toneladas, nas duas coletas anuais. O descarte do material no meio ambiente contamina o solo, o ar, mananciais, animais e o ser humano.

Os produtores são responsáveis por levar as embalagens até as subprefeituras, de onde a SDR faz o recolhimento. Antes do início da coleta, a maioria do material era descartado no meio ambiente ou queimado. Com a queima das embalagens, o veneno era jogado na atmosfera. No descarte com o lixo comum, ou com a abertura de valas para enterrá-los, há a contaminação do solo e consequentemente de animais e pessoas.

Em caso de dúvidas, o produtor pode entrar em contato com a SDR pelo telefone (53) 3225-3155 ou com a subprefeitura de cada distrito.

Fonte: Diário Popular

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortos por chuvas no RS sobe para 95; ainda há 131 desaparecidos
Senado aprova projeto de calamidade no RS que facilita repasses federais ao Estado
FPA propõe medidas emergenciais para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul
Soja e milho e café arabica tem ajuste positivo no mercado. Dólar cai antes dos juros no Brasil
Ibovespa fecha em alta com balanços; Itaú sobe 2%