Segmento do agronegócio mostra otimismo

Publicado em 09/12/2010 07:23
Após um ano de mudanças no setor produtivo primário, expectativas animam produtores com a valorização das commodities. De acordo com projeções da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) a safra 2010/2011 das principais culturas deve ser recorde e a arroba deverá apresentar em contínua ascensão ao longo de 2011. Porém, os bons preços cravados de meados de 2010 até agora não foram repassados para os produtores, visto que a valorização se deu após as primeiras vendas feitas por produtores.

Para a soja, maior volume produzido no Estado, a melhor rentabilidade do grão causa entusiasmo entre os produtores. O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Algodão de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, diz que por enquanto o cenário se mostra positivo para 2011, com bom desempenho da produção no campo e sinalização de bons preços. Silveira, porém, alerta para o desempenho do cenário internacional, que pode afetar o mercado interno. "O momento é muito positivo, mas no agronegócio não existem prognósticos. Há toda uma política internacional que nos influencia".

O presidente da Famato, Rui Prado, diz que fatores climáticos também interferem e que chuvas no período de colheita podem significar perdas de até 10%. Por enquanto, a estimativa é que a produção chegue a 19,05 milhões de toneladas, aumento de 3% com relação a safra anterior. Para o milho, Prado diz que os mato-grossenses são exemplo ao atingirem a produção de 8,4 milhões (t) na segunda safra, mas que é preciso investir na verticalização da produção e assim agregar valor.

O algodão é a revelação do momento. Com uma valorização de 105% de janeiro a dezembro de 2010, a fibra produzida não é capaz de suprir as necessidades do mercado nacional e internacional. "Os produtores se animaram com a nova perspectiva e vão investir na plantação. Nesta última colheita, a safrinha foi mais produtiva do que a primeira safra e alguns produtores arrendaram terras com plantio de soja para cultivo do algodão".

Rui Prado reforça, porém, que esta valorização ocorreu, em grande parte, no momento em que a commodity não estava mais com o produtor ou não tinha animal para comercializar, no caso dos pecuaristas. Aliás, com relação a pecuária, desde 2005 os pecuaristas não tinham rentabilidade na produção e somente em agosto deste ano a situação começou a ser revertida e devido à pouca oferta de boi, que deve se repetir no próximo ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta Digital

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário