Agropecuária retomou níveis de antes da crise

Publicado em 16/12/2010 06:43
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) considera que a atividade agropecuária brasileira retomou, em 2010, os níveis observados antes da crise financeira global de 2008. Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (15), a presidente da instituição, Kátia Abreu, disse que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor atingirá a marca de R$ 792 bilhões, o que representa um crescimento de 7% em relação a 2009. "Os efeitos da crise financeira internacional fizeram o setor dar um mergulho no ano passado, mas estamos retomando o nível de crescimento em 2010", disse Kátia.

Para 2011, a CNA foi cautelosa e ainda não realizou projeções quanto ao comportamento do PIB para o ano que vem.

A presidente da CNA disse que o desempenho econômico da China será crucial para definir a situação da agropecuária brasileira no próximo ano. Ela argumentou que há previsões de crescimento do PIB da China entre 8% e 9,5%, mas alertou que também há preocupação quanto a movimentos inflacionários naquele país. "Se o crescimento ficar abaixo de 8%, será um sinal de preocupação, pois pode representar queda dos preços das commodities", disse. Segundo Kátia, se a inflação subir muito, as autoridades chinesas poderão ser obrigadas a adotar medidas de contenção fiscal, e isso pode gerar queda no consumo.

Os dados de crescimento do PIB de 2010 levam em conta o acumulado até setembro, que indicam alta de 4%. Para 2011, a CNA prefere não fazer estimativas quanto ao PIB agrícola.

Fonte: DCI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Compilação de dados ajuda a tirar a descarbonização na agricultura da teoria e levar para a prática
Relação Itália - Brasil na área de máquinas agrícolas pode crescer no setor da fruticultura
Dólar pesa mais do que Chicago na formação dos preços da soja no Brasil neste momento
Bom dia Agro 29/04/24 - O que há de mais relevante na agricultura e no agronegócio
Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024