Cerca de 4% das propriedades respondem por 70% da produção de alimentos do país, diz estudo

Publicado em 16/12/2010 07:02
Levantamento foi encomendado pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil.
Um estudo encomendado pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) revela que apenas 4% das propriedades brasileiras respondem por 70% da produção de alimentos. Para a presidente da entidade, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), é necessário crédito e sustentabilidade dos preços para reverter esse quadro.

Para a CNA, 2010 foi um ano de recuperação dos preços agrícolas pós-crise financeira de 2008. A projeção é de que o PIB do agronegócio feche em 7%, e as exportações dos produtos agropecuários rendam mais de US$ 76 bilhões. Para o próximo ano, a previsão é de um cenário positivo desde que a China tenha um crescimento superior a 8%. É que se o PIB do país asiático for menor, há o risco de o preço das commodities agrícolas despencar.

Um estudo da CNA encomendado à Fundação Getúlio Vargas revela um dado preocupante. Apenas 4% das propriedades rurais são responsáveis por 70% da produção de alimentos. Isso significa que mais de quatro milhões de propriedades produzem muito pouco ou nada.

A presidente da CNA diz que algo precisa ser feito para reverter essa situação.

– Nós precisamos atualizar a política agrícola brasileira, não só o crédito. O crédito é só um componente da política agrícola. Embora disponibilizado, o produtor não consegue tomar o crédito oficial hoje pelos riscos que se encontra e o crédito privado pelos riscos que o setor representa estão fugindo do setor. Então, é uma política agrícola ampla que vem a dar sustentabilidade aos preços – explica a senadora.

A possibilidade de indicações políticas em cargos antes ocupados por técnicos do Ministério da Agricultura também preocupa a instituição representativa dos produtores rurais.

– Eu fico bastante pesarosa de que a primeira presidente mulher do Brasil possa estar montando um governo com tanta pressão partidária. A manutenção política e o apoio político são essenciais, mas as cargas técnicas que devem ser colocadas, pessoas preparadas, com inteligência que o Brasil possui, estarem sendo divididos partidariamente é lamentável para a própria presidente – critica Kátia.

A presidente da CNA também lamentou o fato de a proposta do Código Florestal ter ficado para ser decidida no ano que vem pelo Congresso Nacional.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário