CTNBio aprova variedades de milho e algodão transgênicos

Publicado em 17/12/2010 07:05
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou nesta quinta-feira a liberação do plantio comercial de mais duas variedades de milho transgênico, além de ter dado autorização para cultivo comercial de um algodão geneticamente modificado.

A CTNBio deu aval para um milho transgênico desenvolvido pela Monsanto em parceria com a Dow AgroSciences que combina a resistência de vários genes, incluindo o da tolerância a insetos e aos herbicidas glifosato e glufosinato.

No mês passado, a CTNBio já havia aprovado um outro milho transgênico da Monsanto, mas este combinando dois eventos geneticamente modificados (a resistência a insetos e ao herbicida glifosato).

A CTNBio autorizou ainda nesta quinta-feira o plantio do milho desenvolvido pela Monsanto (MON 88017) resistente a larvas de raiz e tolerante ao herbicida glifosato.

"Essa é a primeira tecnologia da Monsanto para o controle de pragas de raiz aprovada no Brasil", afirmou em nota a Monsanto, a empresa com mais produtos transgênicos aprovados no Brasil.

Um algodão desenvolvido pela Bayer, tolerante ao glifosato, também foi aprovado nesta quinta-feira.

"A tecnologia GlyTol foi desenvolvida pela Bayer CropScience para auxiliar o produtor a controlar melhor as plantas daninhas em lavouras de algodão", afirmou a empresa em nota.

O GlyTol permite o uso seletivo de herbicida à base de glifosato para o controle das plantas invasoras, que comprometem a qualidade de pluma e produtividade da lavoura.

A Bayer avalia que poderá lançar no mercado o novo algodão em 2012/13.

Com as aprovações desta quinta-feira, a CTNBio elevou para 27 o número de produtos agrícolas transgênicos aprovados no Brasil, segundo dados do Conselho de Informações sobre Biotecnologia, uma organização não-governamental.

Do total aprovado, 15 são de milho transgênico. A soja tem cinco variedades geneticamente modificadas aprovadas, e o algodão, sete.

Alguns dos produtos aprovados anteriormente já tiveram novas tecnologias lançadas no mercado que superam as inicialmente liberadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário