Juros devem subir no primeiro mês de governo Dilma

Publicado em 27/12/2010 14:03 e atualizado em 27/12/2010 16:22
Copom deve elevar a Selic em 0,5 ponto porcentual, avalia o mercado financeiro

O governo da presidente eleita, Dilma Rousseff, deve começar com uma notícia amarga: o aumento da taxa básica de juros da economia, a Selic. É o que preveem os especialistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central na pesquisa semanal Focus divulgada nesta segunda-feira.

De acordo com o levantamento, o mercado acredita que o Conselho de Política Monetária (Copom) do BC vai elevar os juros em 0,50 ponto porcentual em janeiro. Dessa forma, a Selic passará para 11,25% ao ano. Os economistas não alteraram suas previsões para o comportamento dos juros em 2010.

O mercado acredita que, após as três primeiras reuniões com Alexandre Tombini na presidência do BC, o juro chegaria em 12,25% ao ano - patamar que seria mantido até o fim de 2011. Na mesma pesquisa, a expectativa para a Selic média no decorrer de 2011 seguiu em 12,06%, ante 11,78% de um mês atrás. 

As divergências entre Dilma e o atual presidente do BC, Henrique Meirelles, em relação aos juros foram alguns dos principais motivos que motivaram a saída dele do cargo. A presidente eleita já disse que pretende reduzir a taxa real de juros (que considera as correções inflacionárias) a 2% até 2014. Atualmente, ela é de 5,8%. Para isso, é dado como certo que ela vai centralizar em torno de si todas as ações econômicas do início do governo.

Um dos objetivos de Dilma seria, inclusive, forçar a redução nas taxas de juros logo na primeira reunião do Copom – ação que o mercado financeiro coloca em dúvida, de acordo com a Focus.

Inflação – Ainda segundo o boletim Focus, O mercado elevou a estimativa de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano a 5,90% ante 5,88% na semana anterior e aumentou a estimativa para 2011 a 5,31% contra 5,29%.

A estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010 permaneceu em 7,61% e, para 2011, foi mantida em 4,5%. O prognóstico para o câmbio no fim de 2010 foi mantido em 1,70 real. Já para 2011, permaneceu em 1,75 real.

(Com agências Reuters e Estado)

Fonte: V eja.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo Presidente da Abramilho acredita em retomada de área e produção nos próximos anos
Secretário do Tesouro vê receitas fortes, mas alerta para alta em gasto previdenciário e benefício social
ABAG lança na 29ª Agrishow cartilha que apresenta estratégias para melhorar conectividade em áreas rurais
Plataforma digital encurta prazo para produtor recebet crédito rural
Segunda safra de milho em MT se desenvolve bem, mas confirma área menor; atenção à cigarrinha permanece