Embarques de café e milho perto de recordes em dezembro

Publicado em 04/01/2011 07:09 e atualizado em 04/01/2011 08:58
As exportações de café e milho do Brasil em dezembro ficaram perto de recordes mensais históricos registrados no ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O país exportou 3 milhões de sacas de 60 kg de café verde em dezembro, ante 2,35 milhões de sacas no mesmo mês de 2009 e contra 2,94 milhões de sacas em novembro do ano passado, quando o país registrou de embarques recordes de 3,1 milhões de sacas em outubro.

As exportações elevadas de café do Brasil, o maior produtor e exportador global, ocorreram depois de o país ter colhido uma grande safra em 2010, num momento em que os preços internacionais estiveram próximos de uma máxima de 13 anos.

O Brasil embarcou 1,92 milhão de toneladas de milho no mês passado, bem perto do recorde de 1,93 milhão de toneladas registrado em setembro de 2010.

Os embarques do cereal em dezembro ficaram bem acima dos registrados no mesmo mês de 2009 (1,23 milhão de toneladas) e um pouco acima do volume de novembro de 2010 (1,82 milhão de toneladas)

As exportações de milho foram fortes no segundo semestre de 2010, com participantes do mercado se aproveitando de um programa do governo que subvenciona o transporte interno e também devido aos bons preços no mercado internacional.

Com boa parte da safra passada de soja tendo sido embarcada, sobrou pouco para as exportações em dezembro, que atingiram no mês passado somente 292 mil toneladas, o menor volume de 2010, excetuando janeiro (93 mil toneladas).

Nos meses de pico da exportação de soja, o Brasil embarca mais de 5 milhões de toneladas do grão.

As exportações de açúcar do Brasil, o maior exportador mundial dessa commodity, somaram no mês passado 1,9 milhão de toneladas (produto bruto e refinado), ante 2,2 milhões de toneladas em dezembro de 2009.

A queda ocorre após as exportações de açúcar terem registrado vários recordes ao longo de 2010, diante da forte demanda internacional. Em setembro, atingiram o pico histórico de 3,3 milhões de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário