Preços de grãos poderão aumentar ainda mais, diz FAO

Publicado em 05/01/2011 11:26 e atualizado em 05/01/2011 13:20
Os preços do milho, trigo e outros grãos podem aumentar ainda mais e as atuais condições climáticas são uma preocupação, disse um economista da agência de alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) depois da alta recorde no índice de preços de alimentos em dezembro.

"Estamos preocupados, o motivo real da preocupação é a imprevisibilidade", disse o economista da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) Abdolreza Abbassian, em entrevista à Reuters nesta quarta-feira (5).

"Ainda existe espaço para que os preços aumentem ainda mais, se por exemplo as condições de pouca chuva na Argentina tenderem a uma seca, e se começarmos a ter problemas com uma onda de frio no hemisfério norte que prejudique a safra de trigo", disse ele.

Ondas de frio podem prejudicar safras semeadas, geralmente no outono, que poderiam ser colhidas no ano seguinte.

Abbassian acrescentou que, apesar dos altos preços, muitos fatores que provocaram os protestos de 2007/08, tais como a produção fraca nos países pobres e uma alta repentina nos preços de petróleo, não estão presentes atualmente, reduzindo o risco de maior instabilidade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário