Os desafios do agronegócio brasileiro

Publicado em 07/01/2011 06:31
Para Fernando Homem de Melo ainda é cedo para saber o que muda na política agrícola brasileira no governo de Dilma Rousseff. O professor titular do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo (FEA/USP) considera essencial, no entanto, a continuidade de algumas iniciativas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). "O Pronaf é hoje um programa muito importante para o agronegócio brasileiro", afirma.

Segundo Homem de Melo, a atual realidade brasileira é de uma economia aberta, em que os preços internacionais, a taxa de câmbio, juros, financiamento, custos de produção são muito mais importantes ao funcionamento do agronegócio do que jamais foram. "E a nova política agrícola vai ter que levar isso em conta", adverte.

Para o professor da USP, o principal desafio do novo governo no campo será elevar a competitividade do agronegócio brasileiro, assegurando sua expansão com sustentabilidade ambiental. "As forças da agricultura hoje se chamam "ganhos de produtividade" e ocupação dos cerrados. É isso que a tornará apta a atender as crescentes demandas interna e externa. Evidentemente, uma taxa de câmbio melhor ajudará", pondera.

Em entrevista à Avicultura Industrial, uma das maiores autoridades brasileiras em agricultura e alimentação, Homem de Melo fala sobre as tendências do mercado internacional de grãos, avalia o potencial do Brasil para tornar-se um dos grandes jogadores do mercado internacional de produtos agrícolas, elenca os desafios do governo Dilma Rousseff na área do agronegócio e aborda assuntos atuais com a guerra cambial e seus possíveis reflexos na cotação das commodities agrícolas. Confira!

AI - Os preços dos grãos no mercado internacional apresentaram expressivas altas a partir do segundo semestre de 2010 e se mantêm em patamares elevados. Em contrapartida, nesse período, houve grande valorização da moeda brasileira em relação ao dólar. Com essa relação como ficou a rentabilidade do produtor?

Homem de Melo - A melhoria dos preços internacionais ocorreu a partir de junho, mas se acentuou após agosto. Isso está sendo repassado aos produtores, repasse esse algo prejudicado pela continuada apreciação do real. Tudo começou com o trigo em julho deste ano, com as quebras de produção no leste europeu seguido por restrições às exportações desse cereal em alguns países. Através do efeito-substituição subiram os preços do milho e, em menor grau, do arroz. Entre junho e outubro os aumentos em dólares do trigo e do milho na Bolsa de Chicago foram, respectivamente, de 52,7% e 57,4%. Nesse mesmo período o nosso índice total de preços internacionais - café, suco de laranja, algodão, açúcar, soja, trigo e milho - subiu 36,9%. Já a apreciação de nossa moeda nesse intervalo foi de 6,8%. Dois pontos merecem ser destacados: primeiro, os aumentos dos preços em dólares se estenderam para outros produtos de nossa pauta exportadora; segundo, a apreciação cambial de junho para cá foi compensada - e em muito - pela melhoria dos preços internacionais.

AI - O aumento dos preços dos grãos no mercado internacional vai influenciar a safra brasileira?

Homem de Melo - É difícil dizer se essa melhoria dos mercados agrícolas ainda terá influencia positiva nos diversos plantios no Brasil. Acho que essa valorização chegou um pouco tarde para influenciar a safra 2010/2011. Além das dificuldades das mudanças de planos, como por exemplo, na compra de insumos, existe o problema da irregularidade das chuvas e os atrasos nos plantios. Seja como for, as entregas de fertilizantes em setembro foram 14,4% maiores na comparação com setembro de 2009 (4,4% a mais no ano). As significativas altas nos preços das commodities agrícolas no mercado internacional, certamente, melhoram as perspectivas para a safra 2010/2011.

AI - O relatório anual Perspectivas Agrícolas 2010-2019, publicado pela FAO e OCDE prevê excelentes perspectivas futuras para os países emergentes no mercado internacional de produtos agrícolas, sobretudo de grãos e carnes, inclusive com preços maiores. Que avaliação o senhor faz dessas perspectivas?

Homem de Melo - O prognóstico contido no relatório elaborado pela FAO e OCDE é absolutamente pertinente. É preciso entender que dois novos fatores passaram a afetar o mercado internacional na década passada. O primeiro é a nova demanda por grãos e oleaginosas, resultante, quase no mundo todo, da ênfase na maior utilização de biocombustíveis [etanol e biodiesel]. Essa nova realidade mudou radicalmente a demanda mundial por grãos e oleaginosas, sobretudo o milho nos EUA para a fabricação de etanol. Para se ter uma ideia, neste ano foram direcionadas 118 milhões de toneladas de milho para etanol nos EUA. Esse montante representa um terço da produção norte-americana e quase 20% da produção mundial de milho. Portanto, essa é a primeira razão para uma mudança estrutural na demanda no mercado internacional de commodities agrícolas. A segunda razão é que o crescimento econômico mundial passou a ser mais dependente do maior crescimento econômico dos países emergentes, o que alguns analistas chamam de "efeito" China. Os países emergentes estão crescendo vigorosamente, enquanto nos países ditos desenvolvidos o crescimento econômico está estagnado. Só que as economias de alta renda já estão bem saciadas no seu consumo de alimentos, particularmente carnes. Nos países emergentes, ao contrário, o aumento da renda das camadas mais pobres da população cria margem para o crescimento no consumo de alimentos. Esses dois fatores conjugados - aumento na demanda por biocombustíveis e crescimento econômico global centrado nos países emergentes - alteram de modo estrutural o mercado internacional, através de uma taxa de crescimento maior das respectivas demandas internas e das importações de grãos, carnes e outros produtos nesses países.

AI - Há mais algum fator que venha exercendo influência sobre os preços dos grãos no mercado internacional atualmente?

Homem de Melo - Sim, há um fator conjuntural ligado à crise econômica atual. Refiro-me à decisão do Fed [Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos], tomada recentemente, de injetar na economia norte-americana US$ 600 bilhões até julho de 2011. Essa medida vai gerar liquidez nos mercados e as baixas taxas nominais de juros, provavelmente negativas em termos reais, estão provocando realocação nas aplicações financeiras na direção das commodities. E aqui me refiro a todas elas: minério, petróleo e agrícolas. É isso que vem ocorrendo nos últimos meses. Uma nova onda de elevação nos preços das commodities. Em setembro e outubro últimos o nosso índice Total de Preços Internacionais de Produtos Agrícolas já passou a superar os elevados níveis do período pré-crise [junho e julho de 2008]. Portanto, acredito que esses três fatores - os dois estruturais e o conjuntural, e aqui é importante frisar que esse último fator é conjuntural, mas pode durar alguns anos - são tremendamente importantes para o Brasil porque a elevação de preços que estava restrita ao milho, soja, trigo etc. se repassou para todos os produtos, inclusive café, que são cotados em Bolsa e que têm grande liquidez.

AI - O senhor falou na decisão do banco central norte-americano. Estados Unidos e China travam uma guerra cambial particular, mas com impacto em todo o comércio internacional. Como o senhor avalia essa disputa e que tipo de impactos ela pode trazer para o comércio mundial de produtos agrícolas.

Homem de Melo - O perigo para o Brasil é a depreciação excessiva do dólar e a consequente valorização de nossa moeda. O real já está valorizado - o dólar está hoje na casa de R$ 1,70 -, mas já esteve numa cotação mais baixa, que foi contida pelas medidas do governo que aumentou o IOF para frear a desvalorização da moeda norte-americana. A dúvida que fica é sobre o quê o próximo governo vai fazer para enfrentar esse problema. A nova presidente já demonstrou preocupação com a questão cambial. O Ministério do Desenvolvimento também reconhece a gravidade que a valorização do real representa para o País em termos de desindustrialização. Mas não é só isso. O agronegócio brasileiro sofre com essa situação já que a rentabilidade do setor diminui com a apreciação do real. A única vantagem em relação aos produtos manufaturados é que as commodities agrícolas, sejam elas primárias ou processadas, estão conseguindo uma compensação, isto é, maiores preços em dólares. Mas a agricultura certamente é um setor que sofre com o câmbio apreciado. Por outro lado, essa medida do banco central dos EUA pode ser favorável ao Brasil.

AI - Favorável?

Homem de Melo - Dependendo da resposta dos consumidores norte-americanos pode haver um incremento da demanda interna nos EUA, que hoje encontra-se deprimida. E esse incremento na demanda pode levar ao crescimento dos Estados Unidos, o que é bom para o Brasil sob o ponto de vista de nossas exportações. O Brasil hoje reclama muito da medida do FED pelo efeito de apreciação que causa em nossa moeda. Mas se a economia norte-americana voltar a crescer vamos ganhar um pouco mais de mercado para produtos manufaturados. A recuperação da economia norte-americana é boa para o Brasil e para o mundo.

AI - O que cabe ao Brasil fazer para enfrentar essa guerra cambial?

Homem de Melo - O governo Dilma Rousseff vai ter que intervir, vai ter que ser mais ativista na política cambial. Torço para que o Banco Central comece um processo de diminuição de nossa taxa de juros. Isso vai conter o diferencial de rentabilidade entre juros internos e juros externos. Torço também para que adote outras medidas, inclusive o controle de capitais para deter a continuada apreciação do real. Isso sem falar na redução da carga de impostos, dos investimentos em infraestrutura que são reformas necessárias para tornar o Brasil mais competitivo.

AI - Em sua opinião o que muda na política agrícola brasileira no governo de Dilma Rousseff?

Homem de Melo - Vamos ter que aguardar para saber, ver quem será nomeado ministro da Agricultura, conhecer suas ideias, suas propostas. Mas um ponto importante é a continuidade de certas políticas, como o Pronaf, por exemplo. O Pronaf é hoje um programa muito importante para o agronegócio brasileiro. Em segundo lugar é preciso estabelecer uma política de preços mínimos mais ativa, particularmente para produtos como feijão, mandioca e outros que não participam do mercado internacional. Para produtos que participam do mercado internacional a política agrícola vai ser um pouco menos necessária, porque os preços em dólares estão muito bons, apesar do câmbio apreciado. Aí entram outros instrumentos como contratos de opções, financiamentos e coisas desse tipo, voltados para a agricultura familiar, mas que obviamente têm extensão à agricultura empresarial.

Um ponto que costumo salientar é que com a abertura comercial, iniciada no governo Collor, o regime de câmbio flutuante, a austeridade fiscal e a política monetária, implementadas pelo governo FHC e aperfeiçoada no governo Lula, melhoraram muito a situação da atividade agrícola brasileira. O maior efeito favorável à agricultura da abertura comercial foi a drástica redução das tarifas de importação de insumos, principalmente fertilizantes e defensivos, e máquinas agrícolas. Para fertilizantes, por exemplo, as tarifas de importação foram praticamente zeradas. A utilização de fertilizantes passou de 3,3 milhões de toneladas em 1989 para 12,2 milhões em 2008. Então a rentabilidade da agricultura está melhorando, os preços estão melhorando, e os custos estão caindo com a apreciação de nossa moeda. Então a nova política agrícola vai ter que levar isso em conta. Hoje a realidade brasileira é de uma economia aberta em que os preços internacionais, a taxa de câmbio, juros, financiamento, custos de produção são muito mais importantes do que antes.

AI - A política agrícola também tem sido usada pelo governo para manter os alimentos em patamares adequados no mercado interno...

Homem de Melo - Nos últimos dois meses houve grande impacto do item alimentos no IPCA [índice oficial de inflação do País medido pelo IBGE] e, portanto, também na cesta básica do Dieese. Com isso os consumidores, sobretudos os mais pobres, estão sendo negativamente afetados. Então, além de olhar o lado da produção agrícola, o governo vai ter que olhar também para a questão dos preços dos alimentos aos consumidores. Aí pode entrar uma outra política tributária, promover uma redução ou eliminação de alguns tributos que incidem na comercialização de alimentos, que é muito necessária.

AI - Na opinião do senhor quais serão os grandes desafios que o próximo governo terá de enfrentar dentro do setor de agronegócio?

Homem de Melo - É o investimento em pesquisa e em tecnologia. É preciso dar maior ênfase à Embrapa e promover maior interação com o setor privado na área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. A contribuição da Embrapa para a evolução do agronegócio brasileiro é enorme. É necessário dar condições para que a Embrapa continue desenvolvendo tecnologias que promovam o aumento de produtividade nas mais variadas áreas do agronegócio. Para isso é preciso um orçamento maior. E segundo é promover a interação com o setor privado. Isso vai levar o Brasil certamente a taxas maiores de aumentos de produtividade em comparação aos nossos países concorrentes como, por exemplo, os EUA.

AI - O senhor considera a política agrária um dos desafios do próximo governo?

Homem de Melo - Essa é uma grande dúvida em relação ao próximo governo. Como é que a presidente Dilma vai conduzir a política agrária? A meu ver o presidente Lula foi excessivamente tolerante com o MST e com as invasões de terra. Isso aumentou o risco de investimento na agricultura brasileira. Ninguém vai investir sob o risco de ter sua propriedade invadida. Os compromissos firmados por ela durante a campanha, exigem um fino entendimento entre o ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário para coibir os excessos do MST e diminuir os riscos do investimento na agricultura. Mediar essa relação é um dos desafios do governo Dilma Rousseff. Espero que o próximo governo faça coisas positivas nessa área, o que não significa dizer que a questão agrária não possa ser bem enfocada, inclusive sob o ponto de vista da reforma agrária.

AI - O crédito rural passou de R$ 20 bilhões em 2002 para pouco mais de R$ 100 bilhões em 2010. É comum se ouvir, no entanto, afirmações de que o crédito rural não chega ao produtor. Por que isto ocorre e o que mudaria se este dinheiro realmente chegasse às mãos do agricultor?

Homem de Melo - Chegar chega. O problema é que esse dinheiro é insuficiente. Numa conta fácil de fazer, esse pouco mais de R$ 100 bilhões de crédito representa um terço da necessidade em termos de financiar custos de produção. Um terço é o crédito agrícola, um terço são recursos próprios e um terço recursos das empresas privadas, sistema troca-troca, CPLs, principalmente grãos e exportação. O crédito rural cresceu bastante nos últimos anos, especialmente o Pronaf. Espero que continue crescendo, mas o problema é o alcance do crédito rural, porque ele tem definições quantitativas e monetárias. O crédito rural é muito mais importante na região Sul, onde predominam pequenos e médios produtores, do que no Centro-oeste, onde estão os médios e grandes produtores. Esses limites quantitativos fazem com que os médios e grandes produtores do Centro-oeste procurem mais as empresas privadas para suas necessidades de custeio. Acho que o dinheiro oficial não vai dar para atender 100% das necessidades e acredito que não seja necessário. O agricultor tem que se capitalizar no tempo de vacas gordas - e o ano que vem vai ser um ano de vacas gordas. Ele tem que se capitalizar, tem que aprender a ser prudente, como não foi no passado, e guardar mais para aumentar esse um terço de dinheiro próprio para financiar sua safra. É preciso também resolver o problema do endividamento. Aproveitar o ano que vem que será bom em termos de renda agrícola, para aumentar a participação do dinheiro próprio no custeio e também encaminhar o problema do endividamento que será uma outra questão para o próximo governo.

AI - A boa votação da candidata Marina Silva parece denotar uma maior preocupação da população em geral com a sustentabilidade ambiental. Quando essa discussão chega ao agronegócio ela desperta paixões. Na avaliação do senhor como o setor do agronegócio vem lidando com a questão ambiental? Ele tem feito a sua parte?

Homem de Melo - Todos, em sã consciência, exceto os radicais de lado a lado, prezam pelo crescimento agrícola com sustentabilidade. A sustentabilidade ambiental é uma pré-condição para o desenvolvimento do agronegócio. A ocupação dos cerrados é um grande desafio. Primeiro por que são cerca de 50 milhões de hectares disponíveis, alguns razoavelmente próximos aos centros de consumo e portos de embarque. A polêmica pavimentação da BR 163, que pode abrir espaço para expansão da agricultura adicional em Mato Grosso, também é. As obras de infraestrutura do PAC, as ferrovias, como a construção da ferrovia Norte-Sul e a Ferronorte, são obras que podem beneficiar a expansão agrícola. Mas é preciso tomar cuidado com a questão da sustentabilidade. Então um outro desafio para o governo Dilma, além da questão agrária e do investimento em pesquisa, será equacionar a expansão do agronegócio brasileiro com sustentabilidade ambiental. O agronegócio brasileiro tem boas perspectivas para os próximos anos. Há espaço para expansão, mas vamos ter que expandir com cuidado ambiental.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avicultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário