Terceirização da colheita se desponta como alternativa rentável

Publicado em 13/01/2011 07:05
A terceirização da colheita tem se tornado uma interessante alternativa para a agricultura comercial brasileira, começando a ganhar força em Mato Grosso. Nesse mercado, uma empresa que tem ganhado espaço a partir da oferta de mão-de-obra devidamente qualificada e com eficiência no processo tem sido a Agro-Máquinas, que atua há 14 anos nesta área de terceirização e com diretores com 18 anos de experiência na área agrícola. A empresa atua hoje nos estados de Mato Grosso, Goiás e Bahia, atendendo as culturas de soja, milho e feijão.

Para ganhar mais mercado, a Agro-Máquinas tem apostado sempre na qualificação da sua mão-de-obra, a exemplo da oferta de curso aos funcionários focado na operação especializada na colheita de grãos, buscando maior rendimento do maquinário e menos perdas possíveis, trabalhando com perdas abaixo da média constatada no setor, aliada à segurança no trabalho necessária à execução do processo. O último curso ocorreu na sexta-feira passada (07-01), na sede da empresa.

Os sócios-proprietários da Agro-Máquinas, Ricardo e Rodrigo Fiedler, argumentam que as fazendas que optam pela terceirização de colheita ganham redução de gastos com manutenção, revisão e troca de peças de máquinas agrícolas; passam a contar com mão-de-obra extremamente especializada (o que se torna difícil com funcionários que atuam em todas etapas do processo produtivo); evitam contratações e encargos com funcionários; e possibilitam aplicação do capital em outros investimentos, já que não há necessidade de aquisição de maquinários (imobilizado).

A Agro-Máquinas dispõe atualmente de maquinários novos para a colheita, com menos de seis anos de uso, com revisão periódica e a tecnologia da marca John Deere. A maioria tem sistema axial. A mão-de-obra usada pela empresa, além da qualificação, trabalha com as garantias trabalhistas exigidas pelo Governo. Tudo isso com a garantia de uma empresa que aposta na organização/planejamento e desfruta da confiança e tradição no mercado agrícola.

Com apenas 30% aproximados de adesão à terceirização da colheita, Mato Grosso é um estado que possui muito espaço para crescer nesse processo, levando-se em conta, principalmente, a rentabilidade proporcionada pela alternativa.

A Agro-Máquinas fica localizada na Rua Fernando Correa da Costa, 2955, Jardim Esmeralda. Trata-se da maior e mais antiga empresa especializada na colheita de grãos existente na cidade. Mais informações sobre o sistema de terceirização de colheita pelos telefones (66) 3426-6151/ 9984-7390.

Fonte: A Tribuna

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conversa de Cerca #130 - 20 anos após viver enchente severa no RS, advogada agora auxilia produtores no estado
Projeto aprovado na Câmara criminaliza luta por terra, critica MST
Santa Catarina completa 17 anos como “Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”
Com expectativas de crescimento, mercado de fertilizantes especiais gera R$22,6 bi. em 2023
Governo de SC: empresa catarinense de apoio aos produtores rurais adota “irmã” gaúcha para ajudar agricultores do Rio Grande do Sul