MST invade pelo menos 12 fazendas no oeste de São Paulo

Publicado em 15/01/2011 08:58 656 exibições

A ala liderada por José Rainha Júnior acaba de dar sua contribuição ao "janeiro quente" do Movimento dos Sem-Terra (MST) invadindo, na madrugada de deste sábado, 15, pelo menos 12 fazendas na região do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista, no oeste do Estado. 

Um grande acampamento está sendo montado em Teodoro Sampaio, no centro de uma área de 92,6 mil hectares de terras que seriam devolutas. Rainha diz ter mobilizado pelo menos 4 mil militantes do MST, Mast e outros movimentos. Outras invasões estão ocorrendo na região de Araçatuba.


PARÁ (do correspondente da Folha de S. Paulo)

Trabalhadores rurais bloqueiam estrada onde Dorothy Stang atuava 

 Trabalhadores rurais bloqueiam uma estrada vicinal dentro do assentamento Esperança, em Anapu (região central do Pará), para evitar a entrada e a saída de madeireiros que, dizem, desmatam ilegalmente a floresta.
Em fevereiro de 2005, a missionária americana naturalizada brasileira Dorothy Stang foi morta a tiros na mesma área, por defender a implantação um projeto de assentamento da reforma agrária e por denunciar crimes ambientais.
Os acusados da morte foram condenados, mas um dos supostos mandantes, Regivaldo Galvão, o Taradão, responde a processo em liberdade.
A pedido do Ministério Público Federal, a Secretaria da Segurança Pública do Pará disse ter enviado uma equipe de policiais civis ao local.
A tensão entre os grupos tem aumentado desde 2009.

Tags:
Fonte:
O Estado de S. Paulo/Folha

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário