Grãos: Colheita atrasa no PR e produtores temem a falta de equipamentos

Publicado em 14/02/2011 07:11
Quando plantou soja em outubro do ano passado, o produtor Jaime Neitzke estava preocupado com as previsões de seca que, segundo meteorologistas, causaria perdas na lavoura. Para garantir a sobrevivência de mais plantas, aumentou a quantidade de sementes usadas nos 80 hectares destinados ao grão em sua propriedade em Campo Mourão.

Quatro meses depois, o campo está mais cheio que no ano passado e a soja está pronta para a colheita da safra 2010/2011 – que já deveria ter começado no estado, mas está atrasada devido ao excesso de chuvas.

“A gente plantou com a ideia de que ia ser seco, que ia faltar chuva, e acabou chovendo mais que o esperado. Além disso, atrasou o plantio de milho, plantei a soja de um ciclo mais precoce e as duas colheitas vão coincidir”, diz ele, que prevê que sua colheitadeira e seus dois tratores serão insuficientes para a tarefa dobrada.

“Vamos ter que alugar maquinário dos vizinhos. Isso se tiver, porque essa situação está meio generalizada”, analisa Neitzke.

A previsão é de que o pico da colheita seja entre 10 e 20 de março, e devem faltar secadores, colheitadeiras, caminhões e outros equipamentos de escoamento.

Cláudio Rizzatto, diretor e vice-presidente da Coamo, maior cooperativa agrícola da América Latina, diz que a safra está atrasada em 15 dias porque houve muito frio durante o período de desenvolvimento da lavoura. No ano passado, em 9 de fevereiro já haviam sido colhidas 4,6 milhões de sacas; na mesma data em 2011, foram apenas 140 mil.

Dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná mostram que, até o dia 7 de fevereiro, somente 1% da safra de soja havia sido colhida. No ano passado, esse percentual já havia sido colhido em janeiro.

“Claro que é preocupante, mas nesse momento não há expectativa de perdas significativas. O produtor está muito contente com as lavouras”, diz Gilberto Guarido, engenheiro agrônomo da Coamo em Campo Mourão.

Além de causar a perda de qualidade da soja, ele diz que o atraso pode atrapalhar também o plantio de milho e soja safrinha (segundo plantio que os produtores fazem para manter o solo ocupado e após a colheita de verão, além de aumentar a renda). O prazo para o plantio da segunda colheita termina no dia 28 de fevereiro.

Em Toledo, oeste do Paraná, produtores tentaram usar técnicas para antecipar a colheita, mas a chuva não deu trégua e a plantação ainda não foi colhida.

Guarido, da Coamo, acredita que a colheita ainda será benéfica para o produtor, apesar dos obstáculos. “A máxima que a gente diz é: com chuva, sempre sobra alguma coisa. Com seca, não necessariamente. Ele vai acabar colhendo", prevê.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário