China supera Japão e se torna segunda economia mundial

Publicado em 15/02/2011 11:52

O Produto Interno Bruto do Japão cresceu 3,9% em termos nominais durante 2010, ano em que a China o superou como segunda economia mundial, anunciou nesta segunda-feira o governo japonês.

O Executivo japonês já tinha descontado em janeiro, quando se divulgou o crescimento de 10,3% da China, que o país vizinho o tinha relegado ao posto de terceira potência mundial após 42 anos como segunda economia do planeta.

China anuncia inflação de 4,9% com alta dos alimentos

A China registrou uma inflação de 4,9% em janeiro, segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira, um resultado menor do que o esperado pelos analistas, apesar da alta dos preços dos alimentos, que ficou em 10,3%.

A inflação de 4,9% em ritmo anual em janeiro superou os 4,6% de dezembro, mas ficou abaixo dos 5,1% de novembro. Para o conjunto de 2010 foi de 3,3%.

No momento em que o norte da China vive uma grave seca que ameaça a colheita de trigo no inverno, os preços dos cereais registraram alta de 15,1% e os das frutas dispararam 34,8%, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas.

Com o temor de que a inflação possa provocar revoltas sociais pelo impacto da alta dos produtos básicos nos setores mais pobres da população, as autoridades chinesas adotaram várias medidas para tentar conter o problema e evitar um superaquecimento da economia.


Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário