Área com transgênicos avança 10% no mundo em 2010, diz Isaaa

Publicado em 22/02/2011 17:03
Relatório apresentou crescimento no cultivo de cultura geneticamente modificada.
A área cultivada com produtos geneticamente modificados (GM) cresceu 10% no mundo em 2010, atingindo 148 milhões de hectares. Em 2009, haviam sido plantados 134 milhões de hectares. Os números foram divulgados no relatório Status global da adoção de transgênicos na agricultura mundial 2010, desenvolvido pelo Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA).

O número de países que utilizaram biotecnologia em suas lavouras chegou a 29 no ano passado, com o início do plantio de culturas geneticamente modificadas no Paquistão, Suécia e Myanmar. Além disso, a Alemanha semeou batata GM em 2010, retomando seu lugar entre os oito países da União Européia que cultivam transgênicos atualmente.

Os maiores produtores de culturas geneticamente modificadas em 2010 foram os Estados Unidos, com 66,8 milhões de hectares, o Brasil, com 25,4 milhões de hectares (19% a mais que 2009) e a Argentina, com 22,9 milhões de hectares. Para o presidente do ISAAA, Clive James, com a capacidade de elevar a área para 100 milhões de hectares, o Brasil continuará sendo a mola propulsora na adoção global de plantações biotecnológicas.

De acordo com o presidente, são esperadas, para os próximos anos, aprovações de novas culturas modificadas. Um dos exemplos é o arroz com provitamina A, ou arroz dourado, que deverá ser plantado nas Filipinas em 2013, depois em Bangladesh, Indonésia e Vietnã.

– Mais de 6.000 mortes por dia podem ser evitadas com o arroz dourado em populações com deficiência deste nutriente – afirma James.

Ele espera ainda que outras culturas sejam aprovadas para comercialização até 2015, como a cana-de-açúcar.

Os países em desenvolvimento cultivaram 48% das plantações GM globais em 2010 e, segundo o ISAAA, ultrapassarão as nações industrializadas até 2015. O Brasil plantou 25,4 milhões de hectares com transgênicos em 2010. Foram 17,8 milhões de hectares com soja (75% do total plantado com a oleaginosa), 7,3 milhões de hectares com milho (55% do total cultivado com o cereal) e 250 mil hectares com algodão (26% do total semeado com o produto).

Fonte: Agência Safras

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAPA: Medidas de apoio ao setor agropecuário do estado do Rio Grande do Sul
Colchões, roupa de cama e banho: saiba o que doar para vítimas no RS
De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros