Ministério da Agricultura faz leilão de milho e sisal

Publicado em 24/02/2011 10:16
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estatal vinculada ao Ministério da Agricultura, promove, nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, novos leilões de milho e sisal. Serão duas operações diferentes. O Valor de Escoamento de Produto (VEP) negociará 80,8 mil toneladas de milho e o Prêmio de Escoamento de Produto (PEP), 3,2 mil toneladas de sisal.

Produtores do setor de avicultura, de suinocultura, de bovinocultura de leite, de cooperativas de criadores - de aves, de suínos e de bovinos de leite -, de indústrias de ração para avicultura e de suinocultura, além de indústrias de insumo para ração animal, podem participar do VEP de milho. O produto poderá ser escoado exclusivamente para estabelecimentos localizados nas regiões Norte e Nordeste, norte do estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O preço de abertura da operação de VEP será o resultado da média dos preços de mercado praticados nos últimos cinco dias anteriores ao leilão, na região em que o produto está armazenado. Este é o 6º leilão de VEP de milho desta safra e, até o momento, cerca de 450 mil t já foram comercializadas.

PEP de sisal
O Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) irá comercializar 3,2 mil t de sisal. O produto é proveniente da Paraíba (250 t) e da Bahia (3 mil t). Segundo o edital da Conab, o participante que negociar o sisal deverá comprovar a compra da fibra do produtor rural ou cooperativa por valor não inferior ao preço mínimo fixado pelo governo federal. Atualmente, esse valor é de R$ 1,04/Kg.
Desde o início da realização dos leilões da atual safra, em novembro de 2010, o governo já apoiou a comercialização de 18 mil t de sisal. Esta é a 12ª operação de PEP da fibra.

Saiba mais
Valor de Escoamento de Produto (VEP) - é um leilão de venda de estoque público. Neste caso, o governo paga um determinado valor ao produtor para que o produto seja escoado para uma região com dificuldade de abastecimento.

Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) - é o valor concedido pelo governo à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e o transporta para região com necessidade de abastecimento. Este instrumento desonera o governo da obrigatoriedade de comprar e estocar o produto.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conversa de Cerca #130 - 20 anos após viver enchente severa no RS, advogada agora auxilia produtores no estado
Projeto aprovado na Câmara criminaliza luta por terra, critica MST
Santa Catarina completa 17 anos como “Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”
Com expectativas de crescimento, mercado de fertilizantes especiais gera R$22,6 bi. em 2023
Governo de SC: empresa catarinense de apoio aos produtores rurais adota “irmã” gaúcha para ajudar agricultores do Rio Grande do Sul