Café e milho apresentam alta nas exportações

Publicado em 02/03/2011 07:55
Balança comercial encerra o mês de fevereiro com saldo positivo.
A balança comercial encerrou o mês de fevereiro com saldo positivo. A informação foi divulgada nesta terça, dia 1º, pelo ministério do desenvolvimento, indústria e comércio exterior. Nos produtos do agronegócio, o café registrou alta nas exportações, assim como o milho. Já a soja teve resultado negativo na comparação entre fevereiro deste ano e o mesmo mês no ano passado.

As exportações aumentaram em todas as categorias de produtos, na comparação com fevereiro do ano passado. Nos básicos, o resultado foi recorde para o mês, com destaques para trigo, milho, café e carnes.

Os preços do café em grão aumentaram 50% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês no ano passado. O que contribuiu para um aumento de quase 80% na receita dos exportadores brasileiros. O volume embarcado foi quase 20% maior em comparação com fevereiro de 2010.

No caso do milho, a situação foi semelhante. Com os preços também em alta, os exportadores conseguiram elevar em quase duas vezes a receita e mais que dobrar a quantidade exportada.

O mesmo não podem dizer os exportadores de soja. Apesar da alta no preço internacional, o valor das exportações teve uma queda de 58%. O volume embarcado para o exterior diminuiu 66%.

Os exportadores de suco de laranja registraram resultado negativo em fevereiro. O volume embarcado teve baixa de 43% na comparação entre fevereiro deste ano e o mesmo mês no ano passado. E, apesar da alta nos preços do produto, a receita com as exportações teve baixa de 5%.

Nos semimanufaturados, o valor das vendas também foi recorde para o mês, com destaque para o couro e o açúcar bruto. Considerando o açucar bruto e refinado, a quantidade exportada teve uma baixa de 9% enquanto a receita dos exportadores aumentou 10%. A categoria que registrou a menor alta foi a dos produtos industrializados.

As importações também aumentaram no período. Mas isso não impediu que a balança comercial encerrasse o mês de fevereiro com saldo positivo de quase um US$ 1.200 bilhão. No acumulado do ano, o governo registra um superávit comercial de um bilhão e 600 milhões de dólares. O valor é sete vezes maior que o do mesmo período no ano passado. As exportações cresceram 26% no período e as importações, 20%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário