Excesso de chuva poderá afetar novo recorde da safra agrícola

Publicado em 11/03/2011 12:05

A colheita avança, e a produção brasileira de grãos deste ano poderá registrar mais um recorde. Nos cálculos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), deverá atingir 154,2 milhões de toneladas, informa reportagem de Mauro Zafalon para a Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Já o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) prevê 151,2 milhões de toneladas. A safra do ano passado ficou em 149,5 milhões.

Quando as máquinas pararem de colher soja neste ano, a Conab espera que o Brasil tenha obtido 70,3 milhões de toneladas. Já os cálculos do IBGE apontam para 69 milhões de toneladas.

Algumas consultorias, como a AgRural, de Curitiba (PR), preveem números maiores: 71,6 milhões de toneladas. Para a Céleres, de Uberaba (MG), a safra fica em 69,8 milhões de toneladas.

A concretização de uma safra recorde depende, ainda, do clima. Enquanto as vendas antecipadas já somam 55% do produto a ser colhido, as máquinas avançaram apenas sobre 25% da área a ser colhida.

Fonte: Folha de S. Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul passa por tragédia humanitária e não pode ter espaço para discursos oportunistas
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Logística Portuária, Argentina, Exportação de Algodão, Protocolo PPS e Abramilho
Estratégias de Manejo Biológico na agricultura | Maneco Zago | Agro Jovem Podcast
ARP#336 - De repente o diretor: os desafios de uma sucessão inesperada
Agronegócio de SC se une em apoio ao povo gaúcho