Avança colheita dos grãos de verão no RS

Publicado em 25/03/2011 08:16 e atualizado em 25/03/2011 12:03
A colheita das quatro grandes culturas de verão está em estágio avançado e apresenta bons rendimentos no Rio Grande do Sul, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (24) pela Emater/RS-Ascar. No caso do arroz, 40% das lavouras já foram colhidas – nos últimos cinco anos a média neste mesmo período era de 29%. A cultura do milho apresenta 51% de área colhida, a soja 24% e começou, na última semana, a colheita da segunda safra do feijão nos cerca de 35 mil hectares plantados.

No caso do arroz, segundo o Informativo Conjuntural, o avanço rápido da colheita pode ser atribuído ao clima, já que a ausência de chuvas faz com que a retirada do produto das lavouras ocorra sem grandes empecilhos. A produtividade obtida também apresenta níveis elevados, dando indícios de que o rendimento médio deverá ficar acima da previsão de 7.089 quilos por hectare. Apesar da boa colheita, o cenário para o produtor segue desfavorável em relação à comercialização. Na última semana a saca de 50 kg foi vendida em média por R$ 21,09.

Assim como observado no arroz, a produção das lavouras de milho e soja tem satisfeito os agricultores, já que as cargas retiradas superam o esperado. A produtividade média da soja no Estado está ficando acima dos 2,5 mil kg/ha nas principais regiões que se dedicam ao cultivo. No caso do milho, o cenário é ainda melhor no que se refere à comercialização - a saca de 60 kg é vendida em média por R$ 24,27.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS-Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário